Para o Fantasma, o confronto é um marco, já que não disputa uma fase de grupos de Nordestão desde 2013, quando foi vice-campeão. Já o Jacaré participou do torneio pela última vez em 2022.
Nesta fase, o regulamento se mantém. Os clubes se enfrentam em jogo único, na casa do melhor ranqueado, neste caso, o Altos. Em caso de empate, o duelo irá para os pênaltis. O vencedor se classifica direto para a fase de grupos.
A Rede Gazeta de Rádios transmite a partida através da Gazeta FM 101.1 Arapiraca e 101.3 Pão de Açúcar. O Timaço também estará no YouTube!
Na primeira fase, o ASA passou por um sufoco com roteiro de cinema. Após enfrentar o Ferroviário, em Fortaleza, a equipe alvinegra arrancou um empate heroico, por 1 a 1. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Bruno Pianissolla, que defendeu três cobranças e garantiu a classificação.
A vitória do Altos também teve laços de emoção. Mesmo jogando em casa contra o Santa Cruz, os piauienses saíram perdendo, por 2 a 0, mas conseguiram o empate no fim do tempo normal. Nos pênaltis, foram necessárias mais de 20 cobranças para conseguir a vaga na segunda fase.
A semana de preparação foi um pouco mais curta, porém, o elenco conseguiu aproveitar bem o tempo ao lado do técnico Leandro Sena e viajou com antecedência para a capital piauiense.
O meia Wescley não conseguiu se recuperar em tempo, por isso não viajou. O jovem Matheuzinho é mais um que está de fora, por conta de lesão. O único fora por suspensão é o volante Zé Wilson, expulso contra o Ferroviário, na rodada passada.
Com isso, há possibilidade de Sena mudar o meio-campo. A boa atuação de Anderson Feijão no confronto passado, o credencia para assumir a titularidade no lugar de Wermeson. Porém, também há chance de Colina voltar para o banco de reservas.
Apesar disso, não devem haver mudanças drásticas na equipe titular. Júnior Viçosa deve começar no banco, enquanto Gilvan segue entre os titulares. O ASA deve entrar em campo com: Bruno Pianissolla; Paulinho, Roni Lobo, Rômulo e Gabriel Feliciano; Allef, Colina, Didira e Anderson Feijão (Wermeson); Iago e Gilvan.
O experiente Flávio Araújo comanda o Altos, desde o início desta temporada. Apesar dos limites financeiros, o clube montou uma equipe com expoentes que atuavam no futebol piauiense.
Para enfrentar o ASA, não há nenhum grande desfalque. Pelo contrário, o Jacaré tem os importantes retornos do atacante Athyrson e do volante Arielton, que estavam no Departamento Médico. Arielton briga diretamente com Hudson por uma vaga entre os titulares.
Outra mudança que pode acontecer é no ataque. Matheus Lima e João Pedro são opções nos lugares de Brayann e Roger Gaúcho, que não foram bem contra o Santa Cruz.
Em meio aos mistérios, o Altos deve ir a campo com: Careca; Marcelo Piauí, Leandro Amorim, Arlan e Arthuzinho; Hudson (Arielton), Iago Leite e Dhonata; Brayann (Matheus Lima), João Pedro e Rhuann.
Léo Simão Holanda (CBF/CE) é o árbitro principal do duelo. José Moracy de Sousa e Silva (CBF/CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CBF/CE) são os assistentes, enquanto o quarto árbitro será Diego da Silva Castro (CBF/PI). Não há presença do VAR nesta fase.