Este será o sétimo dérbi desde a refundação do Cruzeiro. Na história recente, são três vitórias alvinegras, um empate e duas vitórias cruzeirenses. No Alagoano do ano passado, o Fantasma eliminou o rival com uma vitória na última rodada.
ASA e Cruzeiro foram as duas primeiras equipes a iniciarem os treinamentos para a temporada. No entanto, o Alvinegro já entrou em campo duas vezes, na Pré-Copa do Nordeste, onde foi eliminado. No Campeonato Estadual do ano passado, o Fantasma foi vice-campeão e tenta sair da seca de 13 anos sem títulos.
na penúltima posição, com apenas duas vitórias. Com pelo menos 50% do elenco renovado, o foco é beliscar uma vaga nas semifinais. Nos amistosos de pré-temporada, empatou com Central, Falcon, Itabaiana e Coruripe, por 0 a 0.
Mandante do duelo, há expectativa de casa cheia no Coaracy da Mata Fonseca. Será a primeira partida oficial do ASA como mandante nesta temporada, que começou com altos e baixos. No empate, por 1 a 1, com o Ferroviário, o clima era de otimismo. Porém, após a derrota melancólica para o Altos, por 2 a 1, o alerta está ligado.
A comissão técnica diz que a página do Nordestão foi virada e agora é foco total no Estadual. Devido a isso, a semana foi cheia de treinamentos em dois períodos e o indicativo é de poucas mudanças na equipe titular.
O técnico Leandro Sena deve seguir optando pela escalação de Anderson Feijão no meio-campo, enquanto Wermerson fica no banco de reservas. Ainda há possibilidade de Wescley voltar, após se recuperar de lesão. Entretanto, caso esteja disponível, ele deve iniciar no banco de reservas.
Matheuzinho é mais um que pode aparecer, mas também na reserva. O ASA deve ir para o dérbi com: Bruno Pianissolla; Paulinho, Rômulo, Roni Lobo e Gabriel Feliciano; Colina, Allef, Didira e Anderson Feijão; Iago e Gilvan.
O Estrelado teve semanas longas de treinamentos. Todavia, a maioria deles aconteceu de portões fechados, para que o ASA não tivesse pistas do time que vai entrar em campo. O comandante cruzeirense nesta temporada é Bruno Monteiro, que em 2023 ficou em 3º lugar com o Murici.
O Cruzeiro ainda anunciou a contratação de três reforços na véspera da estreia: os laterais-esquerdos Paulinho e Digão, além do centroavante Daniel GTA. Porém, a presença do atacante não é garantida. Por outro lado, Bruno Monteiro não terá o lateral-direito Júnior, que rescindiu para fechar com o Confiança.
Com isso, o treinador terá que remontar a lateral, que provavelmente deve ser feita por Michel Tiago. Nas outras posições, jogadores que foram mantidos da temporada passada surgem como prováveis titulares.
A grande dúvida é no ataque, que deve ser formado por Ewerton Potiguar, Victor Paraíba e Adílio. O Cruzeiro deve jogar com: Jerfesson; Michel Tiago, Vera Cruz, Nathan (Jair Amaral) e Paulinho; Batata, Celestino e Aurélio; Adílio (Jackson), Victor Paraíba e Ewerton Potiguar.
O comandante do apito será o experiente José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (CBF/AL). Seus assistentes são Maxwell Rocha Silva (CBF/AL) e Genilson Firmino da Silva (CBF/AL), com Edvaldo Gomes dos Santos (CBF/AL) sendo o quarto árbitro.