A seleção feminina de basquete está definida para o Pré-Olímpico, de 8 a 11 de fevereiro, em Belém. Com os cortes de Alana, Emanuely e Gabriella Sossô, a lista de 12 jogadoras foi divulgada. O Brasil vai jogar contra Sérvia, Alemanha e Austrália em busca de uma das três vagas para as Olimpíadas de Paris. No time, estão duas superpivôs de 2m: Stephanie Soares, que, ano passado, foi a quarta escolha no draft da WNBA, com 2,01m, e Kamilla Cardoso, que atua no basquete universitário dos Estados Unidos, com 2,04m. A lista tem ainda Damiris e Érika, 41 anos.
O grupo começou com 15 convocadas, com 11 treinando em Araraquara. Das 12 que vão disputar o Pré-Olímpico, oito estão no Brasil. Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona - que atuam em times fora do país - se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Até lá, os trabalhos serão comandados pela comissão técnica e por João Camargo, técnico campeão da última LBF e ouro com o Brasil em Santiago nos Jogos Pan-Americanos. O grupo fica na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho.
- A gente está muito focada. Desde que o Neto chegou, a gente está treinando muito o processo. É um processo longo, mas agora a gente tem muito foco de onde a gente quer chegar - disse a pivô Stephanie em entrevista ao Ça Va Paris, do sportv.
A seleção feminina de basquete não se classificou para a última edição dos Jogos Olímpicos, em Toquio. O time também não disputou os dois últimos Mundiais, em 2018 e em 2022.
As convocadas
Os jogos