- Acho que os últimos dois anos foram necessários para que nós nos reajustássemos, recalibrássemos e reinventássemos em certas áreas. Nenhuma equipe esportiva venceu todos os campeonatos de que participou. Isso é apenas um fato. Sabíamos que chegaria um momento em que as coisas se tornariam mais desafiadoras, e isso foi o que aconteceu em 2022 e 2023. Mas isso também significa que você é obrigado e mudar sem jogar fora o que há de bom no time - opinou o chefe de equipe Toto Wolff.
A temporada 2024 será a despedida da Mercedes para Lewis Hamilton, que vai se unir à Ferrari em 2025. Ao final do maior cronograma de todos os tempos na F1, com 24 corridas previstas, equipe e piloto vão encerrar uma parceria iniciada em 2013, que rendeu seis Mundiais de pilotos a Lewis - além de 82 vitórias, 78 pole positions e 148 pódios até aqui.
George Russell, por sua vez, vai para sua terceira temporada guiando o monoposto alemão. O britânico, que completa 26 anos nesta quinta-feira, é o último vencedor pela Mercedes: ele conquistou sua primeira e única vitória na F1 no GP de São Paulo de 2022, em dobradinha com Hamilton.
O W15 é a aposta da Mercedes para reencontrar o caminho das vitórias. Em 2023, a equipe passou a temporada inteira em branco - algo que não acontecia desde 2011 - em meio ao domínio da rival RBR. O ano foi marcado por uma insistência inicial no conceito de "zeropod", apesar da ineficiência comprovada em 2022; o conceito foi descartado apenas no GP de Mônaco, em maio, comprometendo as melhorias ao longo da temporada.
Mesmo assim, o time confirmou o vice-campeonato, ainda que por três pontos de vantagem sobre a Ferrari, terceira colocada. Com 409 pontos, a equipe de Brackley somou menos que a metade dos 860 que sagraram a RBR como campeã de construtores em 2023.
Lewis Hamilton foi o "o melhor do resto" entre os pilotos, atrás de Max Verstappen e Sergio Pérez, da RBR. O heptacampeão superou o rival de longa data Fernando Alonso e faturou a terceira colocação no Mundial, com 234 pontos. As expectativas se voltam ao desempenho do britânico em sua última temporada pela Mercedes; seu sucessor ainda não foi definido.
A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui, assim como as sedes e GPs a receber as seis corridas sprint. Na temporada 2024, o Cartola Express também terá a Fórmula 1 e você vai poder escalar os principais pilotos a partir do dia 25/02.