Um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro, o Fla-Flu é, historicamente, um jogo de muitos gols. A média é de 2,85 gols por jogo (764 em 268 partidas).
Neste sábado (16), na volta da semifinal do Campeonato Carioca, os quatro maiores goleadores do “Novo Maracanã” estarão presentes. A bola rola às 21h e a vantagem é do Flamengo, que venceu a ida por 2 a 0.
Levando em consideração os jogos no Maracanã a partir de junho de 2013, quando foi reinaugurado após a reforma para a Copa do Mundo do Brasil, ninguém fez mais gols no estádio do que Pedro.
O camisa 9 rubro-negro, inclusive, assumiu o posto nesta temporada, chegando aos 78 gols. Destes, são 67 pelo Flamengo e 11 pelo Fluminense, clube que o revelou.
Até o início deste mês, a liderança do ranking pertencia a Gabigol, com 77 gols: 74 pelo Flamengo e três pelo Santos. Fechando o Top-3 está Bruno Henrique, com 53 gols, sendo 52 pelo Flamengo e um pelo Santos. Vale destacar que Gabi e BH chegaram ao Flamengo em 2019, e Pedro foi contratado em 2020.
Germán Cano, com 52 gols no Maracanã, está na quarta posição do ranking, na cola de Bruno Henrique. São 50 gols pelo Fluminense e dois pelo Vasco no estádio.
Fechando o Top-5, outro artilheiro histórico do Fluminense: Fred, o primeiro que já pendurou as chuteiras na lista. Foram 45 gols no Maracanã do camisa 9, sendo 42 pelo Tricolor e três pela Seleção Brasileira. Confira a lista completa abaixo.
Os maiores artilheiros do Fla-Flu
Nos 268 Fla-Flus disputados até este sábado (16), Zico, do Flamengo, foi quem mais marcou gols no clássico: 19. Pelo lado do Fluminense, Hércules e Russo dividem o posto como maiores goleadores do clube, com 14 gols cada.
Entre os jogadores dos atuais elencos, os destaques ficam por conta de Gabigol, com 11 gols em 25 jogos contra o Fluminense, e Germán Cano, com sete gols em 13 jogos contra o Flamengo.
Semifinal do Carioca
Flamengo e Fluminense decidiram as últimas quatro edições do Campeonato Carioca. Em 2020 e 2021, o Flamengo levou a melhor. Em 2022 e 2023, o Fluminense deu o troco e é o atual bicampeão estadual.
A vantagem neste sábado (16) está do lado rubro-negro, que conquistou a Taça Guanabara e venceu o jogo de ida da semifinal por 2 a 0. Assim, apenas uma vitória do time de Fernando Diniz por três ou mais gols tira a equipe de Tite da decisão do Campeonato Carioca.
Os maiores artilheiros do “Novo Maracanã”: