O Botafogo completou um mês sem técnico após a demissão de Tiago Nunes no dia 22 de fevereiro. Entre conversas e especulações, Quique Setién se apresenta como uma opção atraente para o projeto esportivo sob a gestão de John Textor, e pode estar perto de fechar com o clube alvinegro em 2024.
Pouco conhecido no Brasil, o treinador já comandou Las Palmas, Real Betis e Villa Real. Mas foi pelo Barcelona que o espanhol viveu seu auge na carreira, entre 2019 e 2020. Setién deixou o clube catalão depois de polêmicas com Messi e a marcante derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique, na Champions League.
ESTILO DE JOGO
NÚMEROS
Em geral, em sua carreira, o treinador de 65 anos, mais venceu do que perdeu. Em 553 jogos, foram 221 vitórias e 185 derrotas. No Barcelona, principal equipe em que treinou, Setién ficou apenas por 25 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
POLÊMICAS
O principal motivo para a curta passagem
pelo clube catalão foi os problemas nos bastidores, especialmente em
relação ao craque argentino Lionel Messi. O treinador e o então camisa
10 do Barcelona tiveram desentendimentos no vestiário, segundo o
programa 'Que T'Hi Jugues', da 'Cadena SER'.
INTERESSE DO BOTAFOGO
O técnico está sem clube desde setembro do ano passado, e é o preferido de John Textor para assumir o Botafogo. O estilo de jogo do espanhol agrada o dono da SAF e as conversas estão em estágio inicial, segundo o ge.