O Penedense vive um ano inesquecível. Após conquistar o título da 2ª Divisão do Campeonato Alagoano em agosto de 2023, a equipe ribeirinha pode fazer história novamente e se classificar para um torneio de nível nacional pela primeira vez em 115 anos. E tudo isso pode ocorrer já nesta terça-feira (26).
A Gazetaweb.com explica. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) tem direito a duas vagas na Série D do Brasileirão e ela distribui da seguinte forma: para o campeão do Campeonato Alagoano e para o campeão da Copa Alagoas.
Porém, o Penedense pode ficar com a vaga antes mesmo de disputar o título. Como já está na final por ter eliminado o Coruripe nesse domingo (24), o Alvirrubro aguarda apenas o vencedor de Murici x CSA, que jogam nesta terça (26). E, se a classificação ficar com os azulinos, automaticamente a vaga na Série D de 2025 vai para o Jacaré, de acordo com o regulamento do torneio.
Art. 8° – Ao Clube vencedor da Fase Final será atribuído o título de Campeão da Copa Alagoas 2024, além de obter uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D – 2025, exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais, caso em que a vaga será do Vice-Campeão da Copa Alagoas 2024
Isto é, pelo fato de o CSA já ter uma divisão nacional (Série C), obrigatoriamente a vaga irá para o melhor time posicionado sem divisão garantida, ou seja, o Penedense.
A classificação só não virá de forma antecipada, caso o Murici consiga a classificação. Desta forma, se a final for entre alviverdes e alvirrubros, somente o campeão terá a vaga na Série D do ano que vem.