O Botafogo está perto de anunciar a contratação de Artur Jorge, treinador do Braga, de Portugal. O comandante de 52 anos foi o escolhido de John Textor para assumir o Alvinegro após a demissão de Tiago Nunes, desligado do cargo há mais de um mês. O atual interino Fábio Matias ainda treina a equipe até a estreia na Libertadores.
Por causa do tempo hábil, Fábio Matias comandará o time na partida contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta-feira, na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Artur Jorge é esperado no Brasil nos próximos dias para oficializar o acordo.
As negociações pelo novo treinador foram tocadas diretamente por John Textor, que buscou um perfil de liderança e um treinador de conteúdo ofensivo. Artur Jorge, que fez 45 jogos com o Braga na atual temporada, foi o nome considerado ideal.
O norte-americano se encontrou pessoalmente com o profissional em Porto na última segunda-feira, durante a pausa dos clubes para a Data Fifa, para apresentá-lo sobre o projeto. Desde então, as negociações foram focadas em convencer o Braga a liberá-lo.
Artur fez a carreira praticamente inteira no Braga. Começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2019, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga, para comandar a equipe sub-15, em 2017. De lá, foi subindo degrau por degrau até chegar no time principal em 2022.
O Braga é o atual 4º colocado no Campeonato Português, com 53 pontos - cinco atrás do Porto, em 3º. O time jogou a Liga dos Campeões nesta temporada, mas ficou em terceiro em um grupo com Real Madrid e Napoli e foi para a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.
Ele foi campeão da Taça da Liga de Portugal essa temporada, o principal título da carreira de Artur - na campanha, ganhou do Estoril na final nos pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal nos pênaltis também.