A Adidas proibiu os fãs de futebol de comprar uniformes alemães personalizados com o número 44, depois que a imprensa apontou semelhanças com o símbolo usado pelas unidades SS nazistas da época da Segunda Guerra Mundial.
O kit de jogo recém-lançado também causou polêmica com a escolha do rosa como cor do segundo uniforme da seleção.
A questão do simbolismo nazista foi levantada pela primeira vez pelo historiador Michael König, que disse que o design dos uniformes era "muito questionável".
A runa utilizada para simbolizar a SS foi projetada em 1929 para uso pelas unidades nazistas.
Os membros da SS cumpriam funções como agentes da Gestapo, a polícia secreta alemã, a guardas de campos de concentração."Nós, como empresa, estamos comprometidos em nos opor à
xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em todas as formas",
reforçou ele.
A Adidas disse à BBC que a Federação Alemã de Futebol (DFB) e seus parceiros desenharam os números nas camisas.
Numa publicação no X, o antigo Twitter, a DFB disse que
os designs das camisas foram submetidos à UEFA (União das Associações
Europeias de Futebol) para revisão durante o processo de design e que
"nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo
nazista".
O mesmo uniforme de jogo se envolveu em uma outra polêmica pela escolha do rosa brilhante como cor para o segundo kit.
Os defensores dizem que a cor representa a diversidade
do país. Mas os críticos afirmam que não essa não é a cor tradicional da
Alemanha e foi introduzida apenas para arrecadar dinheiro para a DFB.
A Adidas fabrica as camisas alemãs desde 1950.
A decisão foi criticada e classificada como "falta de patriotismo" pelo ministro da Economia do país, Robert Habeck.
A Alemanha será a anfitriã da Eurocopa marcada para este ano, que será realizada em 10 cidades diferentes.