A chuva foi o elemento surpresa que transformou o fim da classificação da corrida sprint do GP da China, na madrugada desta sexta-feira (19), em uma verdadeira confusão. Mas entre voltas deletadas e devolvidas, a pole position ficou com Lando Norris, com volta de 1m57s940. Ele e Lewis Hamilton, segundo colocado, compõem uma primeira fila britânica à frente de Fernando Alonso.
A corrida sprint deste fim de semana, prevista para o sábado, será a primeira de um total de seis em 2024. O formato ainda será visto nos GPs de Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar.
A chuva chegou ao Circuito de Xangai no fim do SQ2, sacramentando a eliminação precoce de George Russell no 11º lugar - mas garantindo o piloto da casa, Guanyu Zhou, no top 10 do grid inicial pela primeira vez em 2024, contabilizando corridas principais e sprints.
A precipitação deu ainda mais trabalho no SQ3; a pista molhada provocou escapadas de Leclerc, Norris e até Max Verstappen, líder dos segmentos anteriores. Aí, perto da bandeirada que encerrou a sessão, o caos que culminou com o top 3 composto por Norris, Hamilton e Alonso começou.
Verstappen foi parar na brita ao concluir sua última volta rápida, na chegada à reta principal. Sainz e Norris escaparam da pista no mesmo trecho, mas o britânico da McLaren conseguiu completar o giro em terceiro lugar. A volta, porém, foi deletada por exceder limites de pista.
Alonso conseguiu fechar a volta apesar da pista escorregadia e assumiu a ponta; na sequência, Hamilton o superou. Oitavo após ter seu último giro deletado, Norris teve tempo para mais uma tentativa, que valeu a pole provisória; esta, porém, acabou excluída pela direção de prova, que decidiu validá-la segundos depois e tirar a pole das mãos de Hamilton.
Resultado e grid de largada