A goleada sofrida pelo CSA contra o Athletic vai demorar muito tempo para cicatrizar. No entanto, os resquícios ainda podem trazer problemas. O árbitro do confronto, José Henrique de Azevedo Júnior (CBF/MA), relatou em súmula os casos envolvendo lançamento de objetos na direção do gramado do Rei Pelé. Devido a essas ações dos torcedores, o clube azulino pode ser multado.
As situações ocorreram em diversos momentos do duelo. Porém, as ocorrências mais fortes ocorreram após o terceiro gol da equipe mineira. Na saída para os vestiários, no intervalo, os jogadores passaram próximos dos torcedores que estavam localizados na geral e foram hostilizados.
De acordo com José Henrique, os objetos foram na direção dos atletas e da comissão técnica.
Informo que, após o término do primeiro tempo, quando a equipe do CSA se dirigia ao seu vestiário, foram arremessadas pela torcida mandante, em direção aos atletas e comissão técnica, inúmeras garrafas, copos plásticos e chinelos. Os objetos arremessados atingiram alguns atletas e membros da comissão técnica. Após o término da partida, a situação acima mencionada voltou a acontecer com a equipe do CSA
Em vídeos que circulam pelas redes sociais, também é possível ouvir palavras fortes na direção dos atletas, tais como: "Vai tomar no ...!", "Seus filhos da p...!", entre outros xingamentos. Isso em meio a uma chuva de copos.
Como há o relato oficial na súmula da arbitragem, o CSA pode ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube pode ser enquadrado no artigo 2013, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz:
"Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".
A pena para a infração deste artigo é uma multa, que será avaliada entre R$ 100 e R$ 100 mil. Caso haja algum agravante, o Azulão pode até mesmo perder mandos de campo.
"Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial", diz o parágrafo primeiro do artigo.