Falta pouco para conhecermos mais um classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (23), a partir das 21h30, o único representante alagoano da competição, CRB, enfrenta o Ceará, na Arena Castelão, para tentar fazer valer sua vantagem e conquistar um lugar na próxima fase. O confronto é o de volta, pela 3ª fase da Copa do Brasil.
O duelo é valioso, especialmente pela premiação. Quem passar de fase, fatura quase R$ 3,5 milhões. Por já ter avançado duas fases, o Galo angariou mais de R$ 5 milhões.
Na primeira partida, o CRB foi dominante, mas quase não conseguiu o resultado positivo. O gol da vitória, por 1x0, só saiu nos minutos finais, dos pés do jovem João Neto. Assim, caso empate ou vença, o Galo avança para as oitavas de final.
No intervalo entre as partidas, a equipe regatiana acumulou um momento de oscilação na Série B do Brasileirão, com uma derrota, um empate e duas vitórias. Inclusive, neste período enfrentou o próprio Ceará e empatou por 2x2.
O Vozão, por outro lado, não perde desde o jogo de ida, por isso há otimismo entre os torcedores. Para a classificação vir no tempo normal, se faz necessária uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Caso seja por um gol apenas (1x0, 2x1, 3x2, etc.), o confronto irá para os pênaltis.
O Ceará teve um dia a menos de trabalho do que o CRB, pois precisou enfrentar o Operário-PR fora de casa, na última rodada da Série B. Mesmo assim, o técnico Vágner Mancini utilizou força máxima, com um time muito parecido com o que vai entrar em campo logo mais.
As dúvidas são referentes a jogadores que estão entregues ao Departamento Médico. Lucas Mugni está com virose, enquanto Caio Rafael e Daniel estão com lesões musculares. Provavelmente, nenhum dos três estará disponível para o embate com o Galo.
Apesar dessas perdas, o time titular deve sofrer poucas alterações. Principal nome da temporada, Erick Pulga está disponível e será titular no ataque. Resta saber quem serão os outros dois atacantes. Facundo Castro, Barceló, Recalde e Aylon brigam pelas vagas.
Na zaga, o esquema de dois zagueiros deve retornar com Ramon Menezes e Matheus Felipe. David Ricardo corre por fora na briga por posição.
O Ceará deve encarar o CRB com: Richard; Raí Ramos, Ramon Menezes, Matheus Felipe e Matheus Bahia; Richardson, Lourenço e Recalde; Erick Pulga, Saulo Mineiro e Facundo Castro (Barceló).
O time alvirrubro teve uma semana mais livre. No entanto, ainda preocupa-se com o desgaste, que pesou principalmente na vitória contra o Vila Nova, pela Série B do Brasileirão.
O único desfalque confirmado para o técnico Daniel Paulista é o meia Jorginho. Apesar de estar liberado pelo Departamento Médico, ele alega dores, por isso não viajou. Vitinho e Heron são desfalques por tempo indeterminado e não estão perto de um retorno.
Em comparação ao time que venceu o Vila, Saimon volta para a zaga, ao lado de Fábio Alemão. Gustavo Henrique fica no banco de reservas. No meio, há dúvida entre Rômulo e Caio César, para fazer uma trinca ao lado de Gegê e Falcão.
No geral, o time deve ter poucas novidades e Daniel manterá os titulares recentes. A provável escalação do CRB tem: Matheus Albino; Hereda, Saimon, Fábio Alemão e Willian Formiga; Falcão, Rômulo (Caio César) e Gegê; Léo Pereira, Labandeira e Anselmo Ramon.