O Barcelona acertou a contratação de Hansi Flick nesta sexta-feira, mesmo dia em que Xavi Hernández foi demitido do clube. Ex-Bayern de Munique e seleção da Alemanha, o técnico alemão de 59 anos assinará contrato até junho de 2026 e deve ser oficializado na próxima segunda, de acordo com a imprensa espanhola.
O acordo com Flick foi selado tão logo Xavi foi comunicado pelo presidente Joan Laporta de que seria desligado do cargo, em reunião nesta sexta no CT do Barcelona. Segundo o jornal "Sport", o alemão vai receber um salário 15% menor do que o espanhol teria na próxima temporada. Dois dias atrás, o treinador alemão e o diretor esportivo Deco já haviam conversado por telefone.
Flick está sem trabalhar desde a sua saída da seleção da Alemanha, em setembro de 2023. O trabalho mais marcante foi no Bayern de Munique, de 2019 a 2021, em que faturou sete títulos, incluindo um Mundial de Clubes, uma Champions League e duas Bundesligas.
Xavi comandará o Barcelona pela última vez neste domingo, contra o Sevilla, fora de casa, pela última rodada da La Liga. Há um mês, Xavi havia deixado para trás a decisão, tomada em janeiro, de sair do clube ao fim da temporada. O anúncio de uma permanência até junho de 2025 fora feito em entrevista coletiva ao lado de Laporta e de Deco.