O Bayer Leverkusen encarou o Kaiserslautern no Estádio Olímpico de Berlim pela final da Copa da Alemanha neste sábado. Buscando se reerguer após a perda da série invicta histórica contra a Atalanta, na final da Europa League, o time comandado por Xabi Alonso sagrou-se campeão após vitória por 1 a 0.
O time campeão fecha sua temporada histórica, apesar da perda da Liga Europa. A equipe alemã venceu a Bundesliga pela primeira vez, quebrando a série de 11 anos de títulos seguidos do Bayern de Munique. A Copa da Alemanha é a segunda do clube em todos os seus 120 anos de história.
O Kaiserslautern, por sua vez, finalizou sua temporada na 13ª colocação da Bundesliga 2, a Segunda Divisão alemã.
O pré-jogo contou com uma bonita festa da torcida do Kaiserslautern na arquibancada, com direito a um mosaico gigante figurando o "red devil", símbolo do clube.
Apesar da comemoração, o primeiro tempo foi de domínio total do Campeão Alemão, que permaneceu comandando as ações e abriu o placar aos 17 minutos de jogo. O volante suíço Granit Xhaka mandou um chute fortíssimo da intermediária do campo com o seu pé esquerdo e pôs o Bayer na frente.
Mesmo com o domínio, o zagueiro marfinense do Leverkusen, Kossonou, foi descuidado e tomou o segundo cartão amarelo aos 44 da primeira etapa, o que resultou em sua expulsão.
O decorrer da segunda etapa mostrou uma maior liberdade concedida ao Kaiserslautern, muito por conta da desvantagem numérica enfrentada pelos campeões da Alemanha. Apesar disso, a equipe da Segunda Divisão não obteve sucesso nos seus ataques, o que acabou por sagrar o Bayer Leverkusen como campeão.