O CSA
perdeu, na noite dessa segunda-feira (3), para a equipe do Volta Redonda
pelo placar de 2 a 1. Esse resultado colocou o clube alagoano na 18°
colocação do Campeonato Brasileiro da Série C com apenas 3 pontos
conquistados em 21 pontos disputados, somando essa pontuação após três
empates e quatro derrotas em sete partidas.
Após esse
resultado, o clube irá precisar recalcular os pontos necessários a se
conquistar para se livrar de um possível rebaixamento para a Série D, a
quarta e última divisão do futebol nacional.
Na última temporada, que foi a primeira utilizando o formato e regras dessa Série C, a pontuação mínima para se livrar da degola foi de 22 pontos. O Figueirense e a Aparecidense com essa pontuação em 2023 se livraram por 2 pontos de vantagem em relação ao clube que caiu na 17° colocação, primeira dentro do Z4, o Manaus, que foi rebaixado com 20 pontos.
Nesse momento, o CSA precisa somar 19 pontos em 36 pontos restantes, 12 partidas, até o fim da competição para chegar nesses 22 pontos. Para obter essa pontuação mínima, o clube comandado por Higo Magalhães precisará vencer seis partidas e empatar uma, o que seria ter a partir de agora, até o fim do campeonato, um aproveitamento de 52%.
Porém, até aqui, o
clube não conseguiu sair de nenhum duelo com vitórias e acumula um
aproveitamento de menos de 15% dentro do campeonato, somente perdendo
para o Sampaio Corrêa, com 2 pontos em 6 jogos, e Floresta, que não
conquistou um ponto sequer em 7 partidas.
Até o final da Série C, o Azulão irá realizar 6 partidas no Estádio Rei Pelé. Na teoria, vencendo todas, poderá ter uma vida mais tranquila dentro da competição. Entretanto, os adversários do CSA jogando em Maceió serão o São José, já na próxima segunda-feira (10), que está uma posição acima do clube marujo, Botafogo da Paraíba, que atualmente lidera a competição, Náutico, Figueirense, Floresta e Caxias, que nesse momento são dois confrontos diretos na tabela.
Além disso, o clube, em caso de vitória em todos os jogos em casa daqui para frente, terá que conquistar um ponto, e seus adversários fora das fronteiras do Estado de Alagoas serão Confiança, ABC, Remo, Ferroviário, Tombense e Aparecidense.