Após uma
semana de intervalo desde a etapa do Canadá vencida por Max Verstappen, a
F1 retoma de forma definitiva a sua temporada europeia com o GP da
Espanha. A corrida no Circuito de Barcelona-Catalunha será neste fim de
semana, entre os dias 21 e 23 de junho, válida como a décima etapa do
atual campeonato.
A pista inaugurada em 1991 já recebeu a F1 em 33 ocasiões. Seus maiores vencedores são Michael Schumacher e Lewis Hamilton - empatados em seis conquistas, cada. Mas a equipe que mais pôs pilotos no alto do pódio na Espanha foi a Ferrari, oito vezes.
A escuderia italiana ainda tem em Carlos Sainz, seu titular, a chance de romper um jejum de 11 anos sem espanhóis vencendo em Barcelona - o piloto é um dos quatro vencedores da atual temporada, triunfando no GP da Austrália em março.
Esta será a penúltima vez que Barcelona sediará o GP da Espanha: a partir de 2026, a prova vai ser realizada em uma pista de rua na capital do país, Madri. De acordo com a F1, porém, a pista catalã ainda não está totalmente fora da categoria.
Veja calendário da F1 2024
A edição passada da prova foi vencida por Max Verstappen, após largar da pole position. A corrida ainda teve um pódio duplo da Mercedes, com Lewis Hamilton e George Russell em segundo e terceiro lugares respectivamente. O resultado ajudou a equipe alemã a superar a Aston Martin e assumir a vice-liderança do campeonato de construtores.
Horários do GP da Espanha
Sexta-feira, 21 de junho
- Treino livre 1: 8h30
- Treino livre 2: 12h00
Sábado, 22 de junho
- Treino livre 3: 7h30
- Classificação: 11h00
Domingo, 23 de junho
- Corrida: 10h00
Transmissão do GP da Espanha
A TV Band exibe a corrida e a classificação na TV aberta. A Bandsports exibe os treinos e a classificação na TV fechada. O ge.globo acompanha todo o fim de semana em tempo real.