Ao fim do
Troféu Brasil, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou
nesse domingo a lista de convocados da ginástica artística do Brasil
para as Olimpíadas de Paris. A equipe feminina manteve a formação
vice-campeã mundial do ano passado: a campeã olímpica Rebeca Andrade
lidera o quinteto, que conta com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane
Oliveira e Júlia Soares. Arthur Nory ficou com a vaga masculina do país,
juntando-se a Diogo Soares, que já tinha classificação nominal
assegurada desde o Mundial de 2023.
Dona de duas medalhas olímpicas e nove em Mundiais, Rebeca Andrade chega aos Jogos de Paris como uma das favoritas ao pódio, especialmente no salto, aparelho em que defende o título. Ela vai disputar as Olimpíadas pela terceira vez, assim como Flávia Saraiva e Jade Barbosa, ambas medalhistas mundiais e finalistas olímpicas. Lorrane Oliveira também esteve na equipe brasileira da Rio 2016. Júlia Soares é a única estreante em Olimpíadas. Carolyne Pedro e Andreza Lima são as reservas e embarcam com o grupo para a França.
Campeão mundial da barra fixa em 2019, Arthur Nory vai disputar as Olimpíadas pela terceira vez. Medalhista de bronze no solo da Rio 2016, ele havia ficado no quase duas vezes no Mundial do ano passado (por equipes e na barra fixa), uma vez nos Jogos Pan-Americanos (no individual geral) e uma vez na Copa do Mundo deste ano (na barra fixa). A campanha rendeu ao ginasta a vaga individual que a equipe brasileira conquistou pelo 13º lugar do último mundial.
Finalista olímpico do individual geral nos Jogos de Tóquio, Diogo Soares vai disputar as Olimpíadas pela segunda vez. Ele faturou a vaga nominal no ano passado, ao se classificar para a final do individual geral no Mundial da Antuérpia.
Finalista olímpico em Tóquio, Caio Souza viaja com o grupo para a França como reserva de Arthur Nory. Yuri Guimarães é o segundo reserva, mas não está na delegação que vai à França.
A seleção de ginástica artística vai ser a primeira delegação brasileira a embarcar para a França, no dia 6 de julho. A aclimatação vai ser feita em Troyes, cidade a 160km de Paris. No dia 18 de julho, o grupo segue para a Vila Olímpica. A classificatória masculina da ginástica artística das Olimpíadas está programada para o dia 27 de julho, e a feminina vai ser no dia seguinte.