O momento do CSA na Série C do Campeonato Brasileiro é outro. Após encerrar tabus e emplacar a segunda vitória consecutiva, o clima é de confiança para que a equipe conquiste a permanência na divisão para a próxima temporada. Inclusive, o atual momento também mexeu com a matemática, já que a probabilidade de queda diminuiu de 85% para 35,4%.
Isso se dá, especialmente, pela última sequência. Dos últimos nove pontos disputados, o CSA conquistou sete. Enquanto os outros adversários não conseguiram tal pontuação.
No mesmo período, o Confiança não pontuou, tal como o São José. Enquanto isso, o Caxias fez apenas um ponto e o Floresta, primeiro time dentro do Z4, conquistou seis.
Mesmo com a melhora evidente nas chances de permanência, o CSA é o quinto com mais chances de cair. Na sequência final da competição, o clube marujo só terá mais três partidas dentro de casa e cinco como visitante. Esse fator é considerado nos cálculos.
Sampaio é um dos adversários do CSA na briga contra a queda. Ailton Cruz
Já em termos de classificação para a próxima fase, as chances também aumentaram. O clube saiu de 0,1% para 1,8%. Mesmo assim, a campanha para conseguir uma classificação terá que ser praticamente impecável até a 19ª rodada. Com o fim da rodada 11, o Azulão é o 14º colocado da Série C, com 11 pontos.