A última rodada da fase de grupos da Série D 2024 acontece já neste domingo (21). E, no Grupo A4, que possui os dois alagoanos, não é diferente. ASA e CSE entram em campo com as duas possibilidades: classificação e eliminação, por isso os torcedores fazem as contas na ponta do lápis.
A Gazetaweb.com fez um levantamento sobre o que cada um dos times precisa para alcançar seus objetivos. Além disso, há possibilidade de que a dupla do Agreste seja eliminada junta, ou até mesmo se classifique.
Os quatro jogos finais acontecerão de maneira simultânea, todos às 16 horas. Em Arapiraca, terá ASA x Sergipe. Já em Pernambuco, Retrô x CSE. Na Bahia, o duelo será Jacuipense x Petrolina. Por fim, Itabaiana x Juazeirense será o confronto em Sergipe.
Classificado há duas rodadas, o Itabaiana luta para ser líder em definitivo na rodada final. A posição final na fase de grupos define quais serão os confrontos da 2ª fase. Sendo primeiro colocado, o Tremendão enfrenta o 4º colocado do Grupo A3, que, no momento, é o Sousa.
Também já garantido na segunda fase, por enquanto o Retrô está na rota do América-RN, campeão de 2022. Por isso, o ideal é a busca pela ponta da tabela, mas o cálculo é mais complicado, já que o time precisa da vitória de qualquer maneira
O CSE é o que tem mais chances de avançar e, para isso, é simples. Com 21 pontos e em terceiro lugar, o empate fora de casa é suficiente para não depender de ninguém. Além disso, uma vitória coloca o time na 2ª posição, para decidir o mata-mata em casa.
Na 4ª posição, com 20 pontos, o Jacupa também depende de suas forças. Porém, assim como o CSE, não necessariamente ele precisa de uma vitória para garantir sua vaga.
Em situação difícil, o único resultado que interessa ao ASA é a vitória. Isso sem contar com os adversários diretos, pois um deles não pode vencer para que a equipe mantenha o sonho vivo. Diferentemente de Jacupa e CSE, os alvinegros precisam de um cálculo mais específico.
A vida da Juazeirense também não é fácil. Com três times na sua frente, a necessidade de secar é grande, principalmente ASA e Jacuipense, que estão mais próximos.
A dupla joga sem pretensões. A única briga é para saber quem será o lanterna ou vice-lanterna do grupo nesta primeira fase.
A pergunta que fica para o torcedor alagoano é se há possibilidade de a dupla do Agreste passar de fase juntos. E a resposta é sim, mas não é tão simples assim.
Para que este feito seja alcançado, o CSE precisa pontuar contra o Retrô. Além disso, o ASA tem que vencer o Sergipe e torcer para o Jacuipense perder ou empatar com o Petrolina.
O lado ruim da história é que alvinegros e tricoloridos também podem ser eliminados unidos. Para isso ocorrer, basta o Fantasma não vencer e o Tricolorido ser derrotado. Além disso, Jacuipense precisaria vencer, tal como a Juazeirense, a depender do saldo de gols.