O Goiás conquistou uma vitória heroica sobre o Goiás neste domingo, por 3 a 2, de virada, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Caio Dantas e Matheus Salustiano marcaram os gols do Bugre. Nathan Melo, Edu Júnior, de pênalti, e Paulo Baya garantiram o triunfo para os visitantes.
Com o resultado, o Guarani segue na lanterna da Série B, com apenas sete pontos. O Goiás, rival do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil, por sua vez, se aproximou do G4, assumindo a sétima colocação, com 24 tentos.
O Guarani abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, quando conseguiu efetuar o desarme já no campo de ataque e Airton recebeu livre pela direita, batendo forte, mas vendo o goleiro Tadeu fazer a defesa. No rebote, porém, Caio Dantas não desperdiçou, mandando para o fundo das redes.
Antes do intervalo, aos 44 minutos, o Goiás conseguiu o empate. Thiago Galhardo levantou a bola na área em cobrança de falta, e Nathan Melo subiu mais alto que a defesa do Guarani para cabecear no cantinho e ir paro o vestiário com o jogo empatado.
Quando a torcida bugrina já começava a digerir mais um tropeço na Série B, o Guarani conseguiu o segundo gol. Aos 30 minutos do segundo tempo, Matheus Salustiano ficou com a sobra após cobrança de escanteio, dominou dentro da área e, sem deixar a bola cair no chão, bateu com categoria, no cantinho, recolocando os donos da casa em vantagem.
Mas, quando a fase não é boa, tudo acontece. Antes do apito final, o VAR identificou um toque de mão do jogador do Guarani dentro da área, e o árbitro marcou pênalti a favor do Goiás. Edu Júnior foi para a cobrança e não desperdiçou.
Nos acréscimos, o Guarani foi com tudo para cima do Goiás e acabou castigado no último minuto, quando os visitantes saíram em contra-ataque e acabaram marcando o gol da vitória com Paulo Baya, que invadiu a área e bateu sem chances para o goleiro, garantindo três preciosos pontos em Campinas.
O Guarani volta a entrar em campo pela Série B na próxima quarta-feira, quando visita o Amazonas, às 21h30 (de Brasília), no estádio Carlos Zamith. Já o Goiás recebe o CRB, na quinta, também às 21h30, na Serrinha.