Miguel
Hidalgo conseguiu o primeiro top 10 para o Brasil em Olimpíadas nesta
quarta-feira. O brasileiro fez uma prova de recuperação na bicicleta
após não ficar entre os líderes na natação e chegou a brigar pelas
primeiras posições. No final da corrida, esteve em quinto, a 3 segundos
da terceira colocação. Mas perdeu forças nos quilômetros finais e fechou
a disputa na décima posição. O britânico Alex Yee conquistou o ouro com
uma ultrapassagem nos metros finais da prova. Ele fechou o triatlo com
1h42m33s. O neozelandês Hayden Wilde foi o segundo. O francês Leo
Bergere completou o pódio. O brasileiro Manoel Messias terminou na 45ª
colocação.
A prova foi realizada após a polêmica envolvendo a poluição do Rio Sena, que fez a etapa masculina ser adiada para esta quarta-feira. Apesar do grande desempenho na prova, Miguel Hidalgo, que está participando pela primeira vez de uma edição de Olimpíadas, lamentou ter ficado de fora do pódio. Frustrado, o brasileiro de 23 anos deu uma declaração forte e prometeu uma performance melhor nos próximos Jogos Olímpicos.
- Fiz o meu melhor, eu corro para ganhar e estou decepcionado com o meu resultado... Eu fiz tudo o que eu pude na minha preparação. Fiquei orgulhoso da minha performance. Antes da prova eu falei que independentemente de ganhar ou não queria terminar no meu máximo. Foi o suficiente para ser o décimo. Tirei tudo do meu corpo hoje. Não tinha como diminuir um segundo. Sei que vou ganhar um dia. Espero que seja daqui a quatro anos.
Um dos favoritos vence
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, O britânico Alex Yee confirmou o favoritismo e venceu em Paris. Mas não foi fácil. Após ser ultrapassado na corrida por Hayden Wilde, Yee precisou dar um sprint final para conquistar a vitória, que já parecia encaminhada para o neozelandês.
Polêmica do Rio Sena
Após momentos de indefinição, as provas do triatlo foram confirmadas para esta quarta-feira (31). O anúncio foi feito na noite de terça (30), madrugada em Paris, após as águas do Rio Sena passarem nos testes de qualidade. A disputa entre os homens chegou a ser adiada, justamente em função da poluição no local, mas novos exames liberaram a disputa.
De acordo com o comunicado da organização do evento, os resultados do teste foram avaliados por organizações francesas em parceria com a World Triathlon. As mulheres iniciaram a disputa às 3h (horário de Brasília), enquanto os brasileiros largaram 5h45 (horário de Brasília).
Ainda de acordo com o informativo, o resultado foi positivo quanto a diminuição do número de bactérias presentes no Rio Sena. Em um dos últimos testes, feito em 17 de julho, foi encontrado um número acima do permitido. Com o clima instável e chuvoso previsto para Paris, a previsão era que os resultados pudessem ser piorados, o que não ocorreu.
O triatlo nas Olimpíadas
O triatlo é uma modalidade esportiva que combina três disciplinas olímpicas: natação, ciclismo e corrida. Os atletas que competem na modalidade precisam ser versáteis, habilidosos e possuir um alto nível de condicionamento e resistência física para suportar provas que podem durar mais de sete horas. Como funciona.
O triatlo é composto por três provas realizadas sequencialmente:
No triatlo olímpico, os atletas nadam 1,5km, pedalam 40km e correm 10km (as distâncias são as mesmas para homens e mulheres). A partir dos Jogos de Tóquio 2020, a modalidade também passou a ser disputada no formato de revezamento misto, no qual equipes formadas por dois homens e duas mulheres competem em uma prova de curta distância.