A judoca
brasileira Beatriz Souza está na semifinal dos pesos pesados do judô nas
Olimpíadas de Paris. A número 5 do mundo entrou direto nas oitavas de
final e venceu a nicaraguense Izayana Marenco por ippon e a sul-coreana
Kim Hayun por waza-ari, com direito a revisão no vídeo já no golden
score.
A brasileira entra no tatame novamente apenas na segunda sessão, que começa a partir das 11h (de Brasília). Ela enfrenta a francesa Romane Dicko, número 1 do ranking mundial, na quarta luta.
Beatriz Souza começou a disputa do peso pesado nas oitavas de final da melhor forma possível. Enfrentando a nicaraguense Izayana Marenco, venceu por ippon em 41 segundos aplicando um harai-goshi.
A segunda vitória da brasileira veio com polêmica. O combate com a sul-coreana Kim Hayun foi de pouca movimentação e muito estudo. Ambas levaram dois shidôs por evitar a pegada da adversária e chegaram no golden score penduradas em faltas.
A sul-coreana partiu para tentar um ataque no tempo extra, que a brasileira conseguiu defender e contra-atacar com uma técnica de sacrifício. Em um primeiro momento, a arbitragem marcou ippon para Kim. Após revisão, a marcação foi revertida para um waza-ari e vitória da brasileira.
Baby cai na estreia
Quem não teve uma boa manhã foi Rafael Silva, o Baby. O judoca estreou na primeira fase contra o azere Ushangi Kokauri. Levou dois shidô por falta de combatividade em dois minutos, que o forçaram a mudar a estratégia.
Com menos margem para se defender na luta, acabou sofrendo dois waza-ari em um espaço de 12 segundos. O primeiro em um sumi-otoshi, o segundo em yoko-shiho-gatame. O segundo judoca mais velho das Olimpíadas, aos 37 anos, acabou eliminado na primeira rodada sem chance de medalhas.