Isaquias Queiroz e Jack Godmann estão nas semifinais da prova C2 500m na canoagem de velocidade nas Olimpíadas de Paris.
Os brasileiros chegaram em primeiro na bateria das quartas (avançavam os três primeiros dos cinco conjuntos participantes) e vão brigar por medalha na quinta, quando serão disputadas as finais - antes, Isaquias volta a competir na quarta-feira, nas eliminatórias do C1 1000m.
A dupla mudou a estratégia em relação à primeira eliminatória, quando largou forte, mas perdeu fôlego na reta final e ficou sem a vaga direta para as semifinais por 21 centésimos.
Desta vez, Jack e Isaquias deixaram para forçar na segunda metade. Chegaram a ficar em terceiro, atrás dos conjuntos francês e romeno, mas cresceram a partir dos 250m, assumiram a ponta e cruzaram a linha de chegada em primeiro com uma certa folga.
- Foi uma boa prova. A gente saiu consciente, segurou no começo e deu um gás nos 200 metros finais. A gente sabia que os franceses ia largar forte, até por estar em casa, mas falamos que a gente estragaria a festa deles, sabia que no fim dava para ultrapassar. Tudo é questão de técnica e estratégia. Essas fases são boas para entender como está o barco, ver o que dá para corrigir, ajustar. Tudo isso faz parte do cronograma. A gente saiu de casa para buscar medalhas - disse Isaquias.
- Ele vem passando as dicas. É importante para a gente. Vamos com uma sensação boa para chegar forte nas semifinais - completou Jack.
Veja a classificação final da bateria ⏱️:
* classificados às semifinais
Agora restam 10 duplas, divididas em duas baterias nas semifinais. Os quatro primeiros de cada bateria vão para a final.
Bateria 1 📋
Balazs Adolf/ Jonatan Daniel Hajdu (Hungria)
Jack Godmann/ Isaquias Queiroz (Brasil)
Joan Antoni Moreno/ Diego Dominguez (Espanha)
Zakhar Petrov/ Alexey Korovashkov (Atletas Neutros Internacionais)
Loic Leonard/ Adrien Bart (França)
Bateria 2 📋
Petr Fuksa/ Martin Fuksa (República Tcheca)
Illie Sprincean/ Oleg Nuta (Romênia)
Gabriele Casadei/ Carlo Tacchini (Itália)
Hao Liu/ Bowen Ji (China)
Peter Kretschmer/ Tim Hecker (Alemanha)
As semifinais estão marcadas para as 6h20 (de Brasília) de quinta. Já a final será a partir das 8h20 (de Brasília).
Em Tóquio, Isaquias e Jacky ficaram na quarta colocação na modalidade C2 1000m. Para buscar o pódio desta vez no conjunto, Isaquias conta com a torcida da família em Paris.
A esposa Laina Guimarães e os filhos Sebastian, de 6 anos, e Luigi, de 1 ano, marcam presença nas arquibancadas da raia olímpica nesta terça. Sebastian faz 7 anos em 25 de agosto, enquanto Luigi completou 1 ano há dois dias.
É a volta da modalidade à programação olímpica depois de ficar ausente nas três últimas edições (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020).
"Disputa" particular 🥇🥈🥉
Isaquias chega a Paris com a chance de igualar o recorde de Rebeca Andrade de seis medalhas olímpicas.
Com quatro pódios (um ouro, duas pratas e um bronze), ele também vai competir no C1 1000m (individual), a partir de quarta-feira na raia olímpica do Estádio Náutico Água Branca, em Vaires-sur-Marne. Se "medalhar" em ambas, vai igualar-se a Rebeca no topo da lista dos maiores medalhistas olímpicos do esporte brasileiro.
Campeão em Tóquio no C1 1000m e porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da atual edição dos Jogos, Isaquias inicia a participação nas Olimpíadas de Paris empatado com Serginho (ex-líbero com dois ouros e duas pratas) e atrás também dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael (cinco medalhas cada).
Acompanhe o calendário das provas de Isaquias Queiroz em Paris:
06 de agosto, terça-feira
05h30 - C2 500m Masculino - Eliminatórias
08h50 - C2 500m Masculino - Quartas de final
07 de agosto, quarta-feira
06h40 - C1 1000m Masculino - Eliminatórias
09h40 - C1 1000m Masculino - Quartas de final
08 de agosto, quinta-feira
06h20 - C2 500m Masculino - Semifinais
08h20 - C2 500m Masculino - Final
09 de agosto, sexta-feira