O CRB entra em campo neste domingo (25), às 18h30, na Arena Condá, para enfrentar a Chapecoense, pela 23ª rodada da Série B. As equipes vivem situações delicadas na competição. A Chape é a 17ª colocada, primeiro time dentro do Z4, com 20 pontos, e está uma posição abaixo do CRB, que é o primeiro clube fora da zona do rebaixamento, na 16ª colocação, com 24 pontos.
As duas equipes vêm de sequências negativas que preocupam seus torcedores. O clube mandante da partida de logo mais está há oito jogos sem encontrar o caminho das vitórias na Segunda Divisão. Nesse período foram cinco derrotas e três empates. O Galo de Campina também tem uma péssima sequência na Segundona: são seis jogos sem vencer e quatro consecutivos sendo derrotado.
A partida sendo realizada em Santa Catarina levanta mais uma estatística negativa para a equipe da casa, pois a Chapecoense é o pior mandante de toda a competição, com 10 jogos disputados em casa, sendo uma única vitória, cinco empates e quatro derrotas.
Por outro lado, o CRB é o pior visitante de toda a competição, com 10 jogos fora de casa, apenas três pontos conquistados, todos através de empates, e sete derrotas. O clube não vence fora de casa na Série B desde 2023.
O Galo da Pajuçara vai entrar em campo extremamente pressionado para esta partida, devido a sua sequência de jogos sem vencer. Antes de embarcar em seu voo para a cidade de Chapecó, os atletas do elenco regatiano foram surpreendidos com torcedores na entrada do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que aguardaram a chegada da delegação para o embarque, com a intenção de fazerem cobranças ao elenco.
Em relatos recolhidos, os torcedores presentes cobraram futebol, que segundo os mesmos, está em falta na equipe, e a pronta recuperação do time na Série B.
Para este jogo, o time comandado por Daniel Paulista terá alguns problemas. O meio-campo terá a baixa de Gegê, que tomou o 3° cartão amarelo contra a equipe do Ceará e cumprirá a suspensão automática.
Outra baixa ocorreu de surpresa, na última quinta feira (22), quando o Fluminense solicitou ao CRB o retorno do atacante João Neto, que estava emprestado ao Regatas, mas devido a uma situação de rotação de elenco e mercado, o Tricolor das Laranjeiras ativou a cláusula de retorno prevista no contrato do atleta e João deixou o clube após 24 jogos e três gols. Além disso, ele teve uma atuação marcante na final da Copa do Nordeste, marcando os dois gols da vitória no tempo regulamentar do Galo contra o Fortaleza.
A novidade deve ficar por conta de Vinicius Barata, o atacante de lado, de 25 anos, foi anunciado no meio da última semana, viajou com o elenco e está regularizado no BID. Desta forma, fica à disposição do técnico para sua escalação ou opção durante a partida.
Além de Barata, quem reaparece na relação é o volante João Pedro, que cumpriu suspensão automática contra o Ceará. A dúvida fica por conta de Léo Pereira. O atacante não entrou em campo na última rodada, devido a uma conjuntivite, e aguarda a liberação do departamento médico para poder estar em campo novamente.
Com essas situações, o comandante regatiano deve mandar a campo a seguinte escalação: Matheus Albino; Hereda, Gustavo Henrique, Saimon, Formiga; Falcão, João Pedro, Chay (Bilu); Kleiton, Léo Pereira e Anselmo Ramon.
CHAPECOENSE
A equipe catarinense conseguiu arrancar um empate na última rodada, atuando fora de casa, contra o América-MG, sob o comando do interino Celso Rodrigues. Durante a semana, o clube anunciou seu novo comandante: Gilmar Dal Pozzo, de 54 anos, e que comandou a equipe do Avaí nesta Série B.
Além do novo comandante, o clube anunciou a contratação do volante Lucas Buchecha, de 23 anos. O atleta chega à Arena Condá, após passagens por Paraná, Moto Club, Inter de Limeira e sua última equipe foi a Ponte Preta, onde ele atuou nesta Série B, em seis jogos sem marcar gols e anotar assistências. O jogador ficou apenas no banco, na última rodada da Segundona, e ainda não estreou pela agremiação.
Gilmar Dal Pozzo não terá problemas de suspensão para a partida de logo mais, inclusive contará com o retorno do meia Giovanni Augusto, que estava fora pelo 3° cartão amarelo. Os problemas que o novo treinador terá para sua escalação são de ordens médicas.
Os atletas Matheus Cavichioli (goleiro), Felipe Vieira (lateral-esquerdo), Rodrigo Moledo (zagueiro), Ronaldo Mendes (meia) e Rômulo (ex-atacante de CRB e CSA) estão entregues ao departamento médico e aguardam liberação.
Neste cenário, Gilmar Dal Pozzo deve mandar a campo: Léo Vieira; Marcelinho, Bruno Leonardo, João Paulo, Mancha; Foguinho, Auremir (Tárik), Neílton; Marcelinho, Marcinho e Mário Sérgio.
ARBITRAGEM
O comando da partida fica por conta de Alisson Sidnei Furtado-TO, que será auxiliado por Luis Filipe Gonçalves Correa-PB e Cipriano da Silva Sousa-TO. O quarto árbitro será Célio Amorim-SC e o assessor será Marcio Luiz Augusto-SP.
No VAR teremos Vinicius Gomes do Amaral-MG, como principal árbitro; o assistente do VAR será Marcus Vinicius Gomes-MG e o observador de VAR será Anderson Carlos Gonçalves-PR.