O CSA se
despediu da temporada de 2024 com um bom resultado. Em jogo na tarde
deste sábado (24), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, a equipe azulina
venceu o Caxias-RS, por 2 a 1, em jogo pela 19ª rodada da 1ª fase da
Série C do Brasileiro.
Os dois clubes já não tinham chance alguma de classificação nem de descenso. Assim, ambos encerraram suas participações nesta temporada, despedindo-se de suas respectivas torcidas. E por falar em torcida, o Rei Pelé recebeu um bom número de torcedores azulinos, que fizeram uma bela festa no estádio.
O artilheiro Tiago Marques, que renovou seu contrato neste sábado, abriu o placar para o CSA, no finalzinho do 1º tempo, fazendo o 18º gol dele na temporada; e Gustavinho fez o segundo, no finalzinho da 2ª etapa. E o Caxias diminuiu, também no finalzinho do 2º tempo, com Álvaro.
Com
esse resultado, o Azulão encerra seus números na tabela com 25 pontos,
ocupando a 10ª posição. E o Caxias, com 21 pontos, terminou na
competição em 15º lugar. Veja como foi o jogo no YouTube da Gazeta!
Agora, o time azulino vai se preparar para a próxima temporada, com dispensas de atletas e contratações. Algumas renovações, inclusive, já foram feitas. Além disso, vai buscar arrumar a casa nos bastidores.
No
intervalo da partida, o Governo do Estado assinou o termo de
partocínio, para a liberação de R$ 2 milhões para o CSA. O governo foi
representado pelo seu líder na Assembleia Legislativa, deputado Silvio
Camelo, e o Azulão, por sua presidente, Mírina Monte.
1º Tempo
A boa jogada do CSA foi logo aos 5 minutos. Roberto viu bem Tiago Marques e fez o cruzamento. O atacante subiu livre e cabeceou, mas o goleiro Thiago Coelho fez a defesa. Chegando perto dos 10 minutos, a equipe gaúcha tinha avançado a marcação e ficava com a bola no campo de ataque.
Em tentativa dos gaúchos, aos 8min, Robinho cruzou rasteiro, mas Eduardo Biazus tirou da área do CSA, que marcava bem, não tinha pressa e trocava passes. Com isso, o Caxias tinha dificuldades de sair no jogo. E, ainda, o Azulão era mais ofensivo.
O duelo chegava aos 15 minutos. O CSA tentou com Roberto, que entrou na área do Caxias, mas perdeu o domínio da bola, que foi em tiro de meta para o goleiro Thiago Coelho. O Azulão era melhor na partida, mas faltava mais capricho na hora de finalizar.
Aos 22min, Tiago Marques recebeu a bola dentro da área do Caxias e ajeitou para Bryann, mas a pelota desviou em Cezar Henrique e se perdeu pela liniha de fundo. O jogo era animado, bem disputado e o Azulão era melhor em campo, era intenso. Aos 26min, Bryann, do Azulão, chutou rasteiro de fora da área, a bola desviou na zaga e saiu em escanteio.
O
Azulão esteve perto do gol em duas oportunidades. Na primeira, o
zagueiro tirou: Roberto bateu o escanteio, Matheus Buiate finalizou e
Lucas Cunha salvou na linha. Na segunda, o goleiro fez uma grande defesa
na sobra da bola. Isso tudo aos 28 minutos.
Aos 33', o time gaúcho teve uma cobrança de falta: Tomas Bastos bateu, a bola desviou na barreira azulina e saiu em escanteio. Na cobrança deste, Mateus Buiate cortou de cabeça e tirou o perigo da área do CSA. A partida chegava aos minutos finais e, aos 39', CSA fez uma boa jogada pela direita e ganhou escanteio. Na cobrança de Raphinha, Lucas Cunha cortou.
E, aos 43 minutos, o Azulão abriu o placar. Thiago Marques recebeu a bola na entrada da área, ajeitou e chutou rasteiro no canto do goleiro Thiago Coelho, que não conseguiu fazer nada: 1 a 0. Um golaço no Rei Pelé! E, com apenas 2 minutos de acréscimos, o 1º tempo foi finalizado aos 47 minutos.
2º Tempo
Com a vitória parcial, o CSa voltou impossível para o 2º tempo. E, logo aos 2 minutos, quase fez o segundo gol. Tiago Marques fez uma boa jogada individual e passou a peltoa para Gustavo Nicola, mas o goleiro Thiago Coelho pegou e fez a defesa.
Aos 8min, o Caxias teve uma boa chance de empatar, mas perdeu. Robinho levantou a bola na área do CSA, Thomazella saiu mal e soltou a pelota nos pés de Marcelo, que ajeitou e Pedro Cuiabá acabou finalizando para fora, perdendo a oportunidade.
Aos 13 minutos, Robinho teve uma boa chance, após receber a bola de Tiago Marques, mas pegou mal na redonda e mandou em cima do goleiro Thiago Coelho, que segurou. Chegando aos 15 minutos, o Caxias estava recuado, mas tinha mais a bola, enquanto o Azulão trocava passes e não tinha pressa alguma.
Aos 18min, Welder chutou da entrada da área e ganhou um escateio para o Caxias. Na cobrança de Tomás Bastos, que quase fez um gol olímpico, o goleiro azulino tirou, mandando de novo para escanteio. Tomás cobrou mais uma vez e a zaga tirou.
Aos
20 minutos, o técnico Higo Magalhães fez a primeira mudança no CSA,
colocando Gustavinho, para reforçar o ataque. O Caxias também fez
mudanças em sua equipe. O duelo passava dos 25 minutos e o time azulino
seguia bem em campo, enquanto o time gaúcho não se encontrava.
Aos 28 minutos, em tentativa azulina, Tiago Marques finalizou de fora da área, mas mandou a bola por cima do gol de Thiago Coelho, apenas em tiro de meta. Passando dos 30 minutos, o time azulino também teve mais modificações na escalação.
Passando dos 35', os jogadores das duas equipes pareciam cansados. Mas, mesmo assim, aos 39', o Azulão fez o seu segundo gol. Roberto entrou na área do Caxias e cruzou rasteiro. Gustavinho só teve o trabalho de deslocar o goleiro e mandar para o fundo da rede, ampliando o placar no Rei Pelé: 2 a 0.
E o Caxias ainda fez o seu gol de honra, aos 47 minutos. Tomas Bastos cruzou e Álvaro subiu sozinho e cabeceou no canto direito de Thomazella: 2 a 1. E, aos 50 minutos, o jogo foi encerrado pelo árbitro.
Ficha Técnica
CSA - Thomazella; Raphinha, Matheus Buiate, Eduardo Biazus e Roberto; Gustavo Nicola, Buga (Jean Cleber) e Brayann (Dal Pian); Richard (Gustavinho), Robinho (Vitor Leque) e Tiago Marques. Técnico: Higo Magalhães.
Caxias - Thiago Coelho; Marcelo, Dirceu (Dudu Mandai), Lucas Cunha e Galvan (Felipe Tontini); Cézar Henrique (Mendes), Pedro Cuiabá (Barba) e Tomás Bastos; Robinho, Peu (Álvaro) e Welder. Técnico: Thiago Gomes.
Árbitro - Samuel dos Santos (AP).
Assistentes - Inácio Barreto (AP) e Saimon Lopes da Silva (AP).
Quarto árbitro - Jonata de Souza Gouveia (AL).