Na tarde desta sexta-feira (30), a paraibana Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg do taekwondo. Na disputa, a brasileira derrotou Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, por 28 a 13.
Nas quartas de final, a brasileira venceu a atleta do Nepal, Palesha Goverdhan, nos últimos segundos, por 10 a 8. Já na semifinal, Silvana foi eliminada pela Yujie Li, da China, por 17 a 13.
Silvana possui uma má-formação congênita no braço direito e começou a praticar atletismo aos 15 anos. Em 2018, conheceu o taekwondo paralímpico pela internet e procurou locais para iniciar a modalidade. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira foi em junho de 2019. Nascida em São Bento (PB), Silvana foi medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020 e agora conquista mais uma medalha paralímpica.
O Brasil ainda tem chance de conquistar uma medalha de ouro nesses Jogos Paralímpicos com a mineira Ana Carolina Moura, da categoria até 65kg. O combate será contra a francesa Djelija Diallo, também nesta sexta-feira (30), com previsão para acontecer às 17h28 de Brasília.