Integrante
do Carrossel Holandês nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, o
ex-meio-campista Johan Neeskens morreu, neste domingo (6), aos 73 anos. A
federação holandesa de futebol anunciou o falecimento do jogador e se
despediu do ídolo nesta segunda-feira. A causa da morte não foi
divulgada.
- Estamos profundamente tristes com o falecimento repentino de Johan Neeskens. Para sempre um dos nossos maiores ícones. Descanse em paz, Johan - informou a federação holandesa.
Neeskens foi um dos pilares da Laranja Mecânica nos anos 70 e foi contemporâneo do xará Johan Cruyff. Ambos atuaram no Ajax - onde fez parte do time que ganhou a Champions League três vezes -, no Barcelona e na seleção, fazendo parte de uma das maiores revoluções táticas do futebol.
Johan Neeskens foi o vice-artilheiro da Copa do Mundo de 1974, ano em que a Holanda chegou na final, mas acabou perdendo para a Alemanha. Pela Holanda, o ex-jogador marcou 17 gols em 49 partidas.
Além das passagens nos clubes europeus, o holandês se transferiu aos Estados Unidos, onde atuou pelo New York Cosmos e outros clubes menores. Ele encerrou a carreira no futebol suíço, em 1991. Anos depois de sua aposentadoria, ele se tornou treinador, acumulando passagens como assistente na seleção da Austrália como auxiliar técnico do Barcelona em 2013.