Chegou o dia e neste domingo (13) será realizada a última rodada da primeira fase da 2ª Divisão do Campeonato Alagoano. A partir das 15 horas, quatro partidas movimentam a competição para as definições finais, de quem será o líder e dos dois últimos classificados para a próxima fase.
Das 10 equipes participantes, duas já estão no mata-mata: Zumbi e Guarany. Outras três brigam diretamente pelas duas vagas restantes na semifinal, enquanto outras cinco já estão matematicamente eliminadas.
Para evitar qualquer tipo de vantagem, todas as partidas acontecem no mesmo horário. Inclusive, cada uma delas tem sua briga em particular.
A exceção da rodada será Jaciobá x São Domingos. Como o Tricolor desistiu da competição, a partida não acontecerá.
A vida do Igaci é mais simples. Na atual 3ª posição e com o melhor saldo de gols, precisa de apenas um empate para se classificar. Até mesmo uma possível derrota pode bastar para o Quadricolor chegar na semifinal.
Para o Dimensão, a vida é mais difícil, mas há duas possibilidades de classificação, que envolvem ele vencer. A primeira chance é golear o Igaci por pelo menos cinco gols de diferença.
A outra possibilidade é vencer e torcer para o CEO perder para o Miguelense, fora de casa.
No Estádio Tadeuzão, na Barra de Santo Antônio, o eliminado Aliança entra em campo para encontrar o já classificado Zumbi. Apesar de a Arara estar fora, o Pantera ainda briga, pelo menos, para garantir a liderança.
Caso o Zumbi apenas empate, fica em 1º. Sendo assim, decide a semifinal dentro de casa e, possivelmente, a grande decisão. O Aliança, por outro lado, se despede oficialmente da temporada profissional.
O único que ainda pode tirar a liderança do Zumbi é o Guarany, que joga no José Gomes da Costa, em Murici, contra o eliminado FF Sport. Contudo, para tudo isso acontecer não é simples.
Primeiro, o Guarany precisa vencer o FF Sport. Depois, ainda conta com uma derrota do Zumbi para o Aliança. E mesmo que isso aconteça, o saldo do Verdão precisa ser melhor. Antes da rodada, o Pantera tem 13 gols de saldo, contra 8 do Alviverde.
Para o FFS, a partida serve como cumprimento de tabela.
Em Penedo, no Alfredo Leahy, o CEO irá visitar o Miguelense. O Mutum do Agreste é um dos eliminados, pois tem apenas 8 pontos e é o 7º colocado. Já a Estrela do Sertão precisa ao menos pontuar para conseguir uma classificação heroica para a semifinal.
Após quase desistir do campeonato, o time sertanejo fez uma campanha promissora como mandante e alguns pontos fora. Suficiente para deixá-lo no atual 4º lugar. Se empatar, classifica-se. Caso vença, pode até mesmo terminar na 2ª posição, a depender de resultados.