Na noite dessa segunda feira (14), o CRB foi derrotado de virada pelo Guarani, atuando fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o time regatiano permaneceu na 17° colocação com 33 pontos, ficando a apenas 1 ponto de sair do Z4 da competição.
Se a situação de tabela do time alvirrubro não teve tantas alterações, estatisticamente as chances de rebaixamento do CRB aumentaram após mais um tropeço atuando fora de seus domínios. Segundo o departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, que há muitos anos trabalha com as probabilidades das séries A e B do brasileirão, o Galo da Pajuçara agora está com 63,7% de chance de cair para Série C.
Essa porcentagem deixa o Regatas com a 3° maior chance de descenso de toda a segunda divisão, ficando na frente apenas de Ituano, que tem 73,8% de chance de queda, e do Guarani, que tem 91, 9% de chance de cair para terceira divisão.
Vale salientar que a UFMG leva em consideração para fazer estes cálculos alguns fatores, como quantidade de jogos dentro e fora de casa e o desempenho que o clube tem atuando longe ou nos seus domínios. Restando apenas 7 partidas para o encerramento da Série B, o CRB fará três jogos em casa e quatro fora.
Neste momento, o time de Hélio dos Anjos tem o 12° melhor desempenho atuando em casa dentre toda a Série B, com 16 partidas disputadas, 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, somando 28 dos seus 33 pontos totais na competição. Já fora de casa o Galo tem o pior desempenho de toda a Segunda Divisão, com 15 jogos realizados fora de Maceió com nenhuma vitória, 5 empate e 10 derrotas.
Além de tudo isso, CRB está há mais de um ano sem vencer partidas fora de casa pela Série B.