Entre os quatro times que sobraram na 2ª Divisão do Alagoano, o Guarany é o único que nunca pisou na elite do nosso futebol. Mas isso não é motivo para descrença, já que em sua segunda participação no campeonato o Verdão já garantiu uma vaga na Copa Alagoas e agora sonha com o acesso inédito.
A primeira participação do time alviverde em uma competição profissional foi na 2ª Divisão do ano passado. Com pouco investimento e um elenco muito jovem, o Guarany foi apenas 8º colocado, com duas vitórias.
Time fez boa campanha na atual temporada. Ascom/Guarany
Neste ano, porém, o clube mudou para melhor. Com Bebeto Moraes no comando, a primeira fase teve consistência e uma campanha segura, que garantiu o 2º lugar geral. Essa posição, inclusive, permite que o Verdão faça o segundo jogo da semifinal como mandante, além de ter a vantagem de resultados iguais.
Nos nove jogos que fez, o Guarany venceu seis, empatou dois e perdeu um, justamente contra o líder Zumbi. Durante a jornada, aconteceram placares longos, como o 6x1 no São Domingos e o 4x2 no Jaciobá.
O ataque é um dos pontos que mais chamam atenção. Foram 16 gols marcados em nove partidas, uma média de 1,7 gols por jogo.
E dois nomes conseguiram se destacar pelos gols: Ruan, com três tentos, e Bambam, que chegou durante a competição e já balançou as redes em quatro oportunidades.
Além disso, o elenco conta com jogadores conhecidos. Casos do zagueiro Almir Luan, ex-CSA, o atacante Élton Arábia, ex-CRB, além do volante Léo, que disputou o último Campeonato Alagoano pelo Penedense.
Para 2025, o time já terá vaga na Copa Alagoas, competição que nunca disputou. Se subir, será o terceiro representante de Maceió, ao lado de CRB e CSA.