Na noite
dessa terça-feira (29), a equipe do Botafogo-SP venceu pelo placar de 1 a
0 a equipe do Amazonas atuando fora de casa. Com o resultado, o CRB
voltou para a 17° colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, com 36
pontos, e é, nesse momento, o primeiro time dentro da zona de
rebaixamento.
O resultado do time paulista colocou o Regatas em uma situação extremamente delicada. O time alagoano está com 61% de probabilidade de rebaixamento para a Série C e é, agora, o 4º time com mais chance de cair para a terceira divisão. A equipe do Guarani, com 97,2%, o Brusque, com 93,8%, e o Ituano, com 83,5%, são os clubes com maior probabilidade de queda após os resultados da última noite.
Com a vitória, a equipe do Botafogo-SP chegou aos 39 pontos e reduziu seu risco de queda para 16,4%. Já a Ponte Preta, que está na 16ª colocação, sendo a primeira equipe fora do Z4, ainda tem mais de 30% de risco de rebaixamento.
Todos os cálculos e estatísticas são realizados pelo departamento de Matemática e Estatísticas da Universiadade Federal de Minas Gerais, a UFMG. Os especialistas também apontam que, atingindo a pontuação de 45 pontos, ou mais, os clubes tem 0% de chance de rebaixamento. Para conseguir essa pontuação, o CRB precisará vencer 3 dos últimos 4 jogos da equipe na Série B.
Os clubes que atingirem 43 ou 44 pontos terão um risco de cair para a Série C abaixo dos 15%, porém atingindo 42 pontos, o risco sobe para quase 40%. A situação fica ainda pior a partir dos 41 pontos, o risco acaba se elevando para 67% e pontuações de 40 ou 39 praticamente decretam o rebaixamento.
O time comandando por Hélio dos Anjos enfrentará, na próxima segunda-feira (4), às 21h, o Ituano em confronto direto contra o rebaixamento. O jogo, que será realizado no Noveli Júnior, pode encaminhar o rebaixamento de uma das duas equipes envolvidas e se transformou em uma grande final para o CRB.