A história do Zumbi com a 2ª Divisão do Campeonato Alagoano vai continuar por pelo menos mais uma temporada. No último fim de semana, a equipe palmarina perdeu mais um título e o acesso para a elite do futebol alagoano. E essa história não é mais incomum. Foi a quarta vez seguida que a equipe foi vice-campeã e a sétima vez em toda a história.
Com mais um vice-campeonato conquistado, o Pantera Verde é, por muito, a equipe que mais vezes chegou à final e não conseguiu subir na história do futebol alagoano. O segundo time do ranking é o Sete de Setembro, vice em três oportunidades.
Dos sete vice-campeonatos do Zumbi, seis ocorreram entre 2017 e 2024. Em 1995, a equipe perdeu o título para o Miguelense, mas conquistou o acesso, pois subiam dois times.
Em 2017, a Série B do Alagoano era realizada em pontos corridos e já não havia mais vagas para duas promoções. O Zumbi chegou perto do acesso, mas ficou em segundo lugar, atrás do Dimensão Saúde. O curioso é que o time perdeu o acesso apenas pelo saldo de gols (15 x 12).
Já no mata-mata, a equipe disputou a final em 2019, para encarar o CSE, e foi vice-campeã com um empate e uma derrota. No ano de 2021, outra chance, mas foram duas derrotas para o Cruzeiro de Arapiraca.
Em 2022 e 2023 foi quando o Zumbi chegou mais perto de subir em Alagoas. No primeiro, encarou o Coruripe. Perdeu a ida, por 2x1, mas devolveu o placar no jogo da volta. Porém, nos pênaltis, o Pantera não venceu. No ano seguinte, foram dois empates com o Penedense, por 0x0, e nova derrota nas penalidades.
A última vez que o Zumbi disputou a elite de Alagoas foi em 1999 e, desde então, vem tentando retornar. Inclusive, recebeu investimentos interessantes para a busca da conquista, mas sempre bateu na trave. Nesta temporada, chegou na decisão invicto e a única derrota foi justamente para o Igaci, que custou a vaga na elite.
Até então, os indícios são que a equipe continue disputando a 2ª Divisão do Alagoano. Em 2025, além do torneio, disputará a Copa Alagoas, por ter ficado entre os quatro melhores times deste ano.