A Copa do Brasil de 2024 chegou ao fim nesse final de semana, mas já tem time de olho em 2025. O CSE, de maneira inédita, irá disputar o torneio nacional no ano que vem. A equipe tricolorida garantiu sua vaga durante o último sábado (9) e, desta forma, ganhará uma premiação quase milionária pela participação.
A vaga do time palmeirense veio graças ao Fortaleza. No último sábado, o Leão do Pici venceu o Vasco por 3 a 0, na Série A do Brasileirão. Desta forma, garantiu vaga na Libertadores da América de 2025.
De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, todos os times classificados para a Libertadores ganham diretamente uma vaga na 3ª fase do torneio nacional. No entanto, o Fortaleza já tinha esta vaga como campeão da Copa do Nordeste 2024.
O regulamento do próprio Nordestão afirma que, em situações como esta, herda a vaga na 3ª fase da Copa do Brasil o vice-campeão, neste caso, o CRB.
Com a nova configuração, o CRB vai direto para a 3ª fase da Copa do Brasil e abre uma vaga para Alagoas na 1ª fase. Assim, a chance de disputar o torneio veio para o CSE, 3º colocado do Campeonato Alagoano e time que perdeu a Seletiva para o torneio contra o CSA.
Sendo assim, são quatro clubes alagoanos garantidos na Copa do Brasil em 2025: ASA, CRB, CSA e CSE. No ano que vem, ocorrerá o sorteio das equipes, tendo em vista que há vagas a serem preenchidas.
Só a classificação do CSE para o torneio já deve garantir uma premiação boa em termos financeiros. Em 2024, os clubes sem divisão que apenas participaram da primeira fase tiveram uma premiação superior a R$ 780 mil. Os valores para a Copa do Brasil 2025 não foram revelados, mas estima-se que seja um montante parecido.