A demora foi grande, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enfim divulgou oficialmente os duelos da 1ª fase da Pré-Copa do Nordeste. Essa parte da competição envolve 16 equipes, entre elas, os alagoanos ASA e CSA, que irão enfrentar Sergipe e Barcelona de Ilhéus, respectivamente.
As definições para os confrontos desta fase seguiram os critérios dos últimos dois anos. Os 16 postulantes se cruzam baseando-se no Ranking Nacional de Clubes de 2024, com o melhor ranqueado enfrentando o pior.
O Azulão, entre os times da Pré, é o 1º, por isso encara o Barcelona, dentro de casa, no Estádio Rei Pelé. O ASA, por outro lado, é o 9º, e pega o 8º Sergipe em Aracaju.
O regulamento é o mesmo das últimas edições. Os duelos serão únicos e o vencedor avança para a 2ª fase, que acontece no dia 08/01. Em caso de empate, as equipes decidem suas vidas nos pênaltis. A data base para acontecer esse bloco de jogos são dia 4 e 5 de janeiro.
Para a 2ª fase, mais uma vez será respeitado o Ranking. O melhor classificado enfrenta o pior. Isso, inclusive, abre margem para um clássico CSA x ASA já na próxima fase. Se todos os mandantes avançarem, com exceção do Sergipe, teremos o duelo alagoano logo de cara.
Em 2023, nenhum alagoano conseguiu avançar para a fase de grupos da Copa do Nordeste.
Após uma grande polêmica em 2024, em relação à pontuação das equipes, a CBF decidiu mudar a forma como é disputada a fase de grupos. Ao invés de colocar os duelos Grupo A x Grupo B, agora as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo.
Isso diminuirá uma data da competição em relação ao ano passado. Até o momento, apenas o CRB está garantido na fase de grupos do torneio.