O Palmeiras se aproximou do título do Campeonato Brasileiro no último sábado depois de vencer o Atlético-GO, por 1 a 0, e assumir a liderança da competição. O Alviverde ainda contou com tropeço do Botafogo, que vinha há dez rodadas na ponta, em pleno Nilton Santos.
A equipe carioca saiu atrás do placara e buscou o empate por 1 a 1 com o Vitória. De acordo com dados publicados pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Palmeiras tem chance de 64,2% de conquistar o título, enquanto o Botafogo tem uma probabilidade de 33,1%. Seguindo o G4, o Fortaleza, que ocupa o terceiro lugar, tem 2% de chance, enquanto o Inter, 0,12%.
A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira ainda não havia assumido a liderança da competição nesta temporada. Enquanto o time carioca vinha ocupando a ponta desde a 25ª. O Verdão chegou a fiar a seis pontos de distância do Botafogo neste período.
Na próxima terça-feira, Palmeiras e Botafogo se enfrentarão em confronto direto pelo título. O Verdão tem 70 pontos e é o líder, com uma vitória a mais que o Glorioso, que tem a mesma pontuação e vem logo atrás na vice-liderança. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).
O Palmeiras vive cenário parecido com o de 2023. Naquela oportunidade, antes de faturar a taça, na última rodada, o Verdão chegou a ficar a 14 pontos de distância do Botafogo, que caiu de produção na reta final e acabou o torneio em quinto lugar.