O caminho dos alagoanos na maior competição regional do Brasil será conhecido na noite desta terça-feira (14). A partir das 20 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade sorteia os grupos da Copa do Nordeste 2025. CRB e CSA representam Alagoas.
A expectativa é por grandes confrontos. Porém, o advento para a temporada é que não haverá o Clássico das Multidões, devido a impedimentos do próprio sorteio.
São 16 participantes divididos em quatro potes diferentes. O posicionamento de cada clube nesses potes é definido pelo Ranking Nacional de Clubes de 2024. Desta forma, Galo e Azulão ficam no Pote 2.
A Copa do Nordeste sofreu pequenas alterações em relação ao regulamento do ano passado. As 16 equipes continuam divididas em dois grupos (A e B), de oito clubes cada.
A grande diferença quanto ao ano anterior é em relação aos confrontos. Os times que ficam no Grupo A enfrentam-se entre si em turno único, da mesma forma acontecerá no Grupo B. Com isso, cada equipe fará sete partidas na fase de grupos.
Passam para a fase de quartas de final os quatro melhores de cada grupo. No mata-mata será obedecido o seguinte cruzamento: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B; 1º do Grupo B x 4º do Grupo A; 2º do Grupo A x 3º do Grupo B; e 2º do Grupo B x 3º do Grupo A.
Nas quartas e na semifinal, os confrontos serão únicos, na casa do time de melhor campanha. Em caso de empate, o classificado será conhecido nos pênaltis.
Apenas a grande final será concluída após dois jogos. O mandante da segunda partida será aquele time que somou mais pontos, considerando todas as fases anteriores.
A previsão é que a primeira rodada seja no dia 22 de janeiro e a CBF deve anunciar as datas oficiais ao longo da semana.
O sorteio será feito da seguinte forma: primeiramente, serão sorteados os times do Pote 1 e seguirá a ordem numérica. O primeiro clube a ter seu nome puxado será colocado no Grupo A. O segundo irá para o Grupo B e seguirá esse critério até o fim do sorteio.
No entanto, há o impedimento. De acordo com o regulamento, os dois melhores clubes de um mesmo Estado não podem ficar na mesma chave. Isso impede que haja confrontos como CRB x CSA, Ceará x Fortaleza, Náutico x Sport e Bahia x Vitória. Cada time enfrentará dois times de cada pote.
As Federações Baiana e Cearense contam com três representantes cada. Por isso, assim que o primeiro time for sorteado, o melhor ranqueado entre os outros dois será alocado em um grupo oposto. O terceiro clube poderá ser sorteado para qualquer grupo.