Desejo de dez a cada dez torcedores do Santos para 2025, Neymar
virou o grande assunto do futebol brasileiro neste domingo (19), graças
à possibilidade de um retorno do astro à Vila Belmiro, de onde saiu em
2013 para conquistar a Europa.
A ansiedade dos santistas para recepcionar o atacante de 32 anos é imensa, mas, segundo apurou a ESPN, o caminho para que ele se transforme no grande reforço do Peixe para a atual temporada não é tão curto assim.
O que existe de mais concreto no momento é que Neymar não tem mais a intenção de seguir na Arábia Saudita, para onde se transferiu em meados de 2023, graças a uma oferta gigante do Al Hilal. Ele e seu pai, que também atua como seu empresário, tentam rescindir o contrato, que vence em junho deste ano.
A vontade de deixar a Arábia vai ao encontro do que disse Jorge Jesus, técnico do Al Hilal e que admitiu, em entrevistas na semana passada, que Neymar não será inscrito no Campeonato Saudita. Continuar no clube significaria, portanto, atuar pouco, apenas nos jogos da Liga dos Campeões da Ásia, e isso não interessa ao craque.
É aqui que entra o Santos. Sem nunca esconder o desejo de repatriar Neymar, o presidente Marcelo Teixeira mantém conversas com o atacante e sua família há tempos, basicamente desde que reassumiu o clube, em dezembro de 2023. Todo esse relacionamento nos bastidores, aliado ao desejo do atacante de deixar a Arábia, aumenta o otimismo para o clube.
De acordo com apuração da ESPN, em informação inicialmente publicada por outros veículos de comunicação neste domingo, o Santos recebeu até um sinal positivo do lado de Neymar sobre a questão financeira. Portanto, esse não seria um empecilho para o retorno.
Restaria "apenas" um acerto com o Al Hilal, algo que não é um processo simples. Neymar tem um contrato imenso no clube árabe e não está disposto a abrir mão do que tem direito. As partes devem buscar um acordo nos próximos dias.
Outra parte importante é que o Santos, claro, não é o único interessado. A ESPN noticiou nos últimos dias que equipes da MLS, dos Estados Unidos, também monitoram a possível saída do craque do Al Hilal. Um dos que está mais atento é o Chicago Fire, dos Estados Unidos.
Neymar já disse que gostaria de um dia jogar nos Estados Unidos, mas nunca especificou um momento. Também deixou aberta a possibilidade de retornar ao futebol brasileiro. Sua volta à Vila Belmiro foi assunto antes da partida do Santos com a Ponte Preta, em que Pedro Martins, CEO do clube, adotou cautela.
"Não tem nada encaminhado, nada fechado. O clube está monitorando a situação do Neymar para ver como ele vai resolver o caso dele com o clube atual. O Neymar tem um contrato com o clube. Se eles se resolverem por lá, a gente avalia como que pode ficar essa possível vinda para cá", disse o executivo, em entrevista à TNT Sports.
Neymar não atua no futebol brasileiro desde 2013, ano em que foi vendido ao Barcelona. Com a camisa do Santos, o atacante atuou a partir de 2009 no time principal e marcou época com a conquista de uma CONMEBOL Libertadores (2011), uma Copa do Brasil (2010), uma CONMEBOL Recopa (2012) e três títulos paulistas (2010, 2011 e 2012).