A temporada do futebol alagoano tem de volta sua segunda principal competição nesta quarta-feira (22). A Copa Alagoas inicia em sua sexta edição, com 11 equipes na disputa e expectativa alta para a briga pela taça.
O campeonato deste ano, porém, terá a ausência do Igaci. Assim como no Alagoano, a Raposa do Agreste optou pela desistência, desfalcando o torneio, que vale vaga para a Série D de 2026 e Seletiva para a Copa do Brasil.
O Cruzeiro de Arapiraca, que tinha direito a uma vaga, também desistiu do torneio. No entanto, como isso aconteceu antes do Conselho Arbitral, sua vaga foi dada ao Dimensão Saúde, 5º colocado da 2ª Divisão do Alagoano do ano passado.
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) não mudou a fórmula para 2025. Ou seja, são dois grupos com seis equipes cada. Apesar da desistência do Igaci, o formato não vai mudar e as equipes que o enfrentariam iniciam a competição com três pontos garantidos.
Os classificados são todos os times que disputaram o Campeonato Alagoano 2024, além dos quatro semifinalistas da 2ª Divisão da temporada passada.
O Grupo A é composto por Coruripe, CRB, Dimensão Saúde, Murici, Penedense e Zumbi. Já o Grupo B terá a presença de cinco times, que são ASA, CEO, CSA, CSE e Guarany.
Os times do Grupo A, enfrentam os times do Grupo B, em turno único. Avançam para o mata-mata os dois primeiros de cada chave. Na semifinal, os duelos serão: 1º do Grupo A x 2º do Grupo A e 1º do Grupo B x 2º do Grupo B.
A partir do mata-mata, as equipes se enfrentam em ida e volta. O time de melhor campanha, somada as fases anteriores, decidem o segundo jogo dentro de casa.
Vale ressaltar que caso o campeão já possua vaga em alguma divisão do Campeonato Brasileiro, o vice-campeão herdará a vaga na Série D 2026.
A final da competição está prevista para os dias 26 e 30 de março. O atual campeão do torneio é o CSA, que superou o Penedense na decisão do ano passado.