82 8123-9972

NO AR

Rádio Lobo Web

radiolobo.com.br

Mundo

1ª missão da Nasa para a Lua em mais de 50 anos parte hoje

Astro é sagrado para indígenas Navajo, que criticam envio de cinzas e restos humanos no foguete e chamam iniciativa de \'profanação\'

Publicada em 08/01/24 às 09:26h - 7 visualizações

por Rádio Lobo Web com Redação O Globo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Lobo Web com Reprodução)
A primeira espaçonave americana que pretende chegar à Lua depois de mais de meio século está pronta para decolar na manhã de segunda-feira (8). Dessa vez, no entanto, é a vez de um artefato da indústria privada. O foguete viaja também em meio a uma polêmica envolvendo cinzas e restos mortais humanos, que serão levados para a superfície lunar.

O novo foguete, o Vulcan Centaur da United Launch Alliance (ULA), deve decolar da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, às 02h18 (04h18 no horário de Brasília) para sua viagem inaugural, na qual transporta o módulo de pouso lunar Peregrine da Astrobotic. Até o momento o clima parece favorável para o lançamento.

Se tudo correr conforme o planejado, Peregrine pousará em uma região de latitude média da Lua chamada Sinus Viscositatis, ou Baía da Aderência, em 23 de fevereiro.

— Levar os Estados Unidos de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde a Apollo é uma honra transcendental —, disse John Thornton, CEO da Astrobotic, com sede em Pittsburgh.

Até agora, um pouso suave no satélite natural da Terra só foi alcançado por algumas agências espaciais nacionais: a União Soviética foi a primeira, em 1966, seguida pelos Estados Unidos, que continua a ser o único país a ter levado humanos à Lua.

Índia pousa foguete em região inexplorada da Lua

5 fotos Missão espacial não-tripulada foi lançada no dia 14 de julho, e entrou na órbita lunar em 5 de agosto

A China tocou a superfície com sucesso três vezes na última década, enquanto a Índia foi a mais recente a alcançar o feito na sua segunda tentativa, no ano passado.

Os Estados Unidos recorrem ao setor privado em um esforço para estimular uma economia lunar mais ampla e enviar as suas próprias naves espaciais a baixo custo, no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS).

Uma tarefa desafiadora

A agência espacial Nasa pagou à Astrobotic mais de 100 milhões de dólares pela missão, enquanto outra empresa contratada, a Intuitive Machines, com sede em Houston, pretende lançar o seu foguete em fevereiro e pousar perto do polo sul da Lua.

—Acreditamos que isso permitirá viagens mais rápidas e econômicas à superfície lunar para se preparar para Artemis", disse Joel Kearns, vice-administrador associado de exploração da Nasa.

Artemis é o programa liderado pela Nasa para voltar a levar astronautas ao solo lunar no final desta década, como preparação para futuras missões a Marte.

O pouso controlado na Lua é um desafio, já que aproximadamente metade de todas as tentativas termina em fracasso. Na ausência de uma atmosfera que permita o uso de paraquedas, uma nave espacial deve navegar por terrenos traiçoeiros usando apenas os seus propulsores para frear a sua descida.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
O que você está achando do Site e da Rádio Lôbo Web?

 Adorei.
 Bom
 Ótimo, excelente!
 Ruim.







.

LIGUE E PARTICIPE

82 8123-9972

Visitas: 106304
Usuários Online: 4634
Copyright (c) 2025 - Rádio Lobo Web
Converse conosco pelo Whatsapp!