O Japão entrou em estado de alerta após a Coreia do Norte lançar, nesta segunda-feira (27/5), um foguete em direção ao país. Moradores da província de Okinawa, no sul do país, foram orientados a buscar abrigo contra um possível disparo de míssil pela administração de Kim Jong-un.
Além do governo japonês, a Coreia do Sul também identificou o lançamento de um “projétil não identificado” vindo do território norte-coreano.
Antes do alerta, o Japão confirmou que a Coreia do Norte havia notificado o governo local sobre um plano de lançar um novo satélite espião no espaço.
Horas depois do alerta emitido pelo governo japonês, o governo Kim Jong-un anunciou um incidente envolvendo o lançamento de um satélite espião no espaço.
A tentativa de enviar outro satélite de reconhecimento norte-coreano ao espaço acontece no mesmo dia em que representantes do Japão, Coreia do Sul e China se reuniram em Seul.
Caso o lançamento do equipamento de vigilância tivesse sido bem sucedido, esse seria o segundo satélite espião da Coreia do Norte orbitando no espaço. O primeiro está em funcionamento desde novembro do ano passado, quando o governo de Kim Jong-un anunciou sucesso na missão após algumas tentativas fracassadas.