Um ataque de homens armados deixou ao menos oito pessoas mortas em uma república da Rússia neste domingo (23/6). Durante a ação no Daguestão, duas igrejas ortodoxas, uma sinagoga e um posto da polícia também foram alvo dos ataques.
No ataque à sinagoga localizada na cidade de Derbent, ao menos um policial e um segurança foram mortos, e os criminosos incendiaram o local. Os ataques às igrejas ortodoxas resultaram na morte de um padre e de policiais, conforme comunicado divulgado pelo Comitê Nacional Antiterrorismo.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os supostos criminosos utilizando armas de grosso calibre durante a ação, além do fogo que consumiu a sinagoga.
O Ministério de Assuntos Internos do Daguestão confirmou que pelo menos seis policiais morreram e outros 12 ficaram feridos durante os confrontos. A pasta também informou que dois atiradores foram mortos.
Um regime de operação antiterrorista foi iniciado no Daguestão, conforme anunciado pelo Comitê Nacional Antiterrorismo. Apesar de o governo da Rússia tratar o caso como um ataque terrorista, nenhum grupo assumiu a autoria da ação até o momento.