Uma
abertura diferente de todas as outras já realizadas. Essa é a promessa
dos organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 para a cerimônia que terá
início às 14h (de Brasília) desta sexta-feira. Em pleno Rio Sena, longe
de um estádio fechado, o evento terá shows, desfile de barcos e uma
grande preocupação com a segurança.
As disputas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram na última quarta-feira. O evento de abertura, porém, será realizado nesta sexta, às margens do Rio Sena, que corta Paris. Serão 205 delegações, divididas em 85 barcos, desfilando num trecho de 6 km das águas francesas.
Entre 12 apresentações preparadas por 2 mil artistas, estará o show das cantoras Celine Dion e Lady Gaga. Elas cantarão La Vie en Rose. Essas exibições serão realizadas em pontos diferentes do Rio Sena enquanto os barcos percorrem o trajeto.
A abertura dos Jogos será realizada pela primeira vez em um local aberto ao público e de forma gratuita. Globo, sportv, ge e Globoplay transmitem ao vivo.
A cerimônia vai começar na Ponte de Austerlitz e "desfilar" até a Torre Eiffel pelo Rio Sena. A grande preocupação com a segurança do evento fez com que a área fosse fechada apenas para pessoas credenciadas há 11 dias. Durante a cerimônia, haverá 45 mil agentes de segurança espalhados por Paris para evitar possíveis incidentes.
Como o percurso será longo, a organização espalhou 71 telões pelos 6 km para que a cerimônia seja transmitida para todos os presentes na íntegra.
Onde assistir