Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher foram liberadas neste domingo, como parte do acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza. Elas haviam sido sequestradas pelo grupo palestino durante a incursão no território israelense, em outubro de 2023.
As três chegaram ao ponto de recepção inicial no sul de Israel, onde reencontraram suas mães, afirmou a Força de Defesa de Israel (FDI). Segundo a declaração da FDI, autoridades da Direção de Recursos Humanos e profissionais médicos estão acompanhando as reféns libertadas durante uma avaliação médica inicial.
Outros 30 reféns, ainda sob o controle do Hamas, devem ser libertados em troca de palestinos presos em Israel.
Guerra na Faixa de Gaza
O conflito na Faixa de Gaza foi intensificado em 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas fizeram uma invasão inesperada ao sul de Israel, matando mais de 1.200 pessoas e sequestrando mais de 200. No mesmo dia, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao Hamas, que governava a Faixa de Gaza.
Ao longo de mais de um ano de guerra, bombardeios de Israel e incursões terrestres mataram cerca de 48 mil palestinos, segundo o Hamas, muitos dos quais eram civis, mulheres e crianças. As ações militares também reduziram grandes áreas da Faixa de Gaza — principalmente no norte — a escombros e causaram uma crise humanitária envolvendo toda a população de 2,3 milhões de habitantes do território.