Líderes convidados
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirma que também foi convidado, mas não foi autorizado pelo minsitro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a comparecer. Isso porque a ida dependia da liberação de seu passaporte retido, desde fevereiro de 2024, após operação que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Donald Trump também convidou para a posse o dono da Tesla, da Space X e da rede social X, Elon Musk, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg.
Quebra de tradição
É de responsabilidade do presidente eleito e de sua equipe determinar quais convidados comparecerão à posse, incluindo quaisquer líderes mundiais que eles queiram convidar.
No entanto, geralmente é o Comitê Conjunto do Congresso bipartidário sobre Cerimônias Inaugurais e o Departamento de Estado que fazem os convites às embaixadas de cada país.
A tradição norte-americana é de receber apenas diplomatas dos demais países, e não chamar os presidentes.
Segundo funcionários de Trump, ele ditou convites por escrito e fez com que sua equipe os enviasse a líderes estrangeiros.
“Este é um exemplo do presidente Trump criando um diálogo aberto com líderes de países que não são apenas aliados, mas também nossos adversários e concorrentes”, disse a porta-voz de Trump, Karoline Leavitt, em entrevista à Fox News.