O PSOL confirmou na tarde deste sábado (20) Guilherme Boulos (PSOL) como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de 2024.
A homologação da candidatura aconteceu em evento no Expo Center Norte, na Zona Norte da capital paulista, com transmissão pela internet.
O presidente Lula esteve no local. Pela primeira vez na história, o PT não lançará candidato cabeça de chapa para a prefeitura da capital paulista. O partido indicou a ex-prefeita Marta Suplicy para vice na chapa.
Na última pesquisa Datafolha, de 5 de julho, Ricardo Nunes (MDB) e Boulos (PSOL) estavam empatados tecnicamente, com 24% e 23%, respectivamente.
O PSOL irá concorrer com 48 candidatos a vereador em coligação com sete partidos: PCB, PMB, PV, PDT, PC do B, Rede e PT. (leia abaixo)
Partidos confirmam apoio
Além do PT, outros partidos anunciaram apoio a Boulos para a prefeitura neste sábado.
A Rede Sustentabilidade realizou um evento com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na federação com o PSOL, o partido confirmou que vai lançar 8 dos 56 candidatos a vereador.
O PDT também anunciou o apoio ao candidato do PSOL. Na convenção do partido, também foi oficializada a lista com 56 candidatos a vereador.
Quem é Boulos?
Coordenador do MTST e membro da direção do movimento de esquerda “Frente Povo Sem Medo”, Guilherme Boulos tem 42 anos e nasceu em São Paulo.
Em 2020, ele foi o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo. Em 2018, Boulos também concorreu à Presidência da República pelo partido.
Filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC/SP e também é mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.