As
eleições municipais, que ocorreram em todo o estado de Alagoas, neste
domingo (6), foram marcadas por tranquilidade na capital e interior.
Mais de 2,4 milhões de alagoanos puderam escolher seus representantes.
As seções foram fechadas às 17h.
O Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado no bairro do Farol, em Maceió, registrou filas antes da abertura. No entanto, após o início do pleito, o movimento ficou tranquilo.
A comerciante Tânia Maria Cardoso trouxe a mãe para votar e, depois, seguir para o seu local de votação. "Como ainda vou votar em outro local, resolvi vir cedo”, disse.
No período da tarde, o local também apresentou movimento tranquilo e sem filas. O mesmo aconteceu em outros pontos de votação, como a Escola Estadual Professor Mário Broad, no bairro Jatiúca.
Em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com 155.982 aptos para votação, o pleito também ocorreu com clima de tranquilidade e sem filas, tanto no período da manhã como à tarde.
Na cidade de Craíbas, um agricultor de 44 anos - identificado como José Carlos - morreu após passar mal na fila onde aguardava para votar, na Escola Nossa Senhora da Conceição. Ele foi socorrido, mas faleceu a caminho da unidade de saúde.
As
eleições municipais ocorreram em 42 zonas, sendo cinco delas na
capital. Foram instaladas 8.073 urnas eletrônicas. Delas, 53 urnas foram
substituídas após a detecção de problemas.
CRIMES ELEITORAIS
Neste domingo (6), dois eleitores foram conduzidos à delegacia por fotografar a urna eletrônica, nas cidades de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Milagres. Ambos prestaram esclarecimentos e foram liberados.
Em São Miguel dos Milagres, o caso ocorreu na Escola Luiz Verçosa de Albuquerque. Já em Delmiro Gouveia, o crime eleitoral foi flagrado pelos fiscais no momento em que o homem estava na cabine de votação.
O uso de aparelhos celulares na cabine de votação é proibido, conforme estabelece o Código Eleitoral, uma vez que a prática pode ser considerada crime eleitoral. Além dos celulares, há restrições quanto ao uso de equipamentos como máquinas fotográficas e filmadoras, pois a presença desses dispositivos pode comprometer a segurança.