Fechada a apuração dos votos em Alagoas, o MDB iniciará 2024 no comando de 65 municípios, consolidando-se como a legenda com maior representação nas cidades. Em segundo lugar fica o Progressistas, que comandará 27 prefeituras alagoanas. A terceira legenda com mais chefes de executivo municipal é o Republicanos, com 5. Em número percentuais, o MDB governa 63% das prefeituras de Alagoas. Já o PP comanda 26%.
Considerando que o MDB lançou 82 candidaturas e elegeu 65, a legenda saiu com 79% de aproveitamento. Já o PP, que lançou 55 e elegeu 27, teve 49% de aproveitamento. A principal cidade governada pelo MDB é Arapiraca, segundo maior município de Alagoas, que reelegeu Luciano Barbosa.
Já o PP fez o prefeito da
terceira maior cidade de Alagoas, Rio Largo, onde Carlos Gonçalves foi
eleito com ampla vantagem. A legenda fez também o prefeito mais bem
votado do estado, Marcelo Beltrão, em Coruripe, com 90,22% dos votos
válidos.
Em Alagoas, o progressistas é presidido pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Já o MDB é comandado pelo senador Renan Calheiros.
Do
ponto de vista territorial, o MDB conseguiu as maiores prefeituras,
como Palmeira dos Índios, Penedo, Delmiro Gouveia e São Miguel dos
Campos, tendo forte predominância no Agreste e Sertão.
Já o Progressistas concentra seu eleitorado em municípios da Região Metropolitana de Maceió e Litoral Sul, como a Barra de São Miguel, onde o eleito foi Benedito de Lira, que é pai de Arthur Lira. Além desses, o PP venceu em Santa Luzia do Norte, Satuba e Maragogi.