Em sessão solene realizada nessa sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) concedeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas.
Cabo Bebeto abriu uma solenidade destacando a importância da homenagem, que reconhece o comprometimento e a dedicação do agraciado. "Por esses e muitos outros motivos, esta Casa não hesitou em nenhum momento em conceder ao Senhor André Luiz Aguiar Ribeiro, o presente título de cidadão honorário, o qual, repito, tenho a honra de ser o portador, tendo-o, agora, como irmão conterrâneo".
André Luiz Aguiar Ribeiro agradeceu a proposição da honraria e disse que estará sempre à disposição do estado. "Como soldado do glorioso exército de Caxias externo meus mais sinceros agradecimentos a esta Casa Legislativa pela chancela da referida homenagem. É com honra e gratidão que recebo o título de Cidadão Honorário de Alagoas. Este gesto de confiança não será esquecido".
O coronel André Verçosa, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, comentou que o General Ribeiro possui a conquista natural de um líder "e isso é inerente às grandes pessoas".
O homenageado
André Luiz Aguiar Ribeiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro-RJ, em 1967. É filho de Antônio Ribeiro e de Maria da Penha Aguiar Ribeiro. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 21 de fevereiro de 1983, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), com sede em Campinas–SP, e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, em 9 de dezembro de 1989, sendo classificado no 19° Batalhão de Caçadores, sediado em Salvador, na Bahia.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 1997; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2007; e realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto na África do Sul em 2010. Desempenhou, dentre outras, as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de 1993 a 1994, e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(ESAO) de 2003 a 2006. Comandou a 2ª Companhia de Guardas, de 2001 a 2002, sediada em Recife–PE e o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Jaboatão dos Guararapes–PE, de 2011 a 2013.
Foi Coordenador de Segurança e Viagens Presidenciais no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Adido Militar de Defesa junto à representação diplomática do Brasil na República Islâmica do Irã. Foi Chefe do Centro de Coordenação de Operações e Subchefe do Estado-maior do Comando Militar do Nordeste. Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar Grau Comendador, Medalha do Pacificador, Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Medalha Marechal Osório – O Legendário, dentre outras condecorações.
Como Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade a qual pertence o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), determinou o desencadeamento das as ações de apoio à Defesa Civil Estadual e Municipal, não medindo esforços em colocar à disposição as Organizações Militares subordinadas à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sendo evidenciado esse apoio e integração com as autoridades de Defesa Civil, por ocasião da Operação Alagoas, que consistiu em um Exercício de Ajuda Humanitária em Apoio à Defesa Civil, no contexto do afundamento do solo do Bairro Pinheiro, em Maceió.
Sob o seu Comando, a “Mão Amiga” da 10ª Bda Inf Mtz, por intermédio do 59º BI Mtz, tem contribuído de forma significativa na realização de diversas ações cívico-sociais no Estado de Alagoas, sempre trabalhando em parceria com os diversos Órgãos Governamentais, e clubes de serviços, a exemplo do incentivo aos militares à constante doação voluntária de sangue aos hemocentros de Maceió, no contexto da Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nosso sangue; distribuição de alimentos por ocasião da Campanha Institucional do Exército: Ajudar está em nossas mãos - doe alimentos e brinquedos, quando foram distribuídas marmitas às pessoas em vulnerabilidade social da capital alagoana, assim como, cerca de uma tonelada de alimentos à população carente do Sertão Alagoano.
O general Ribeiro/Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, o 59º BI Mtz, coordena o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino; a Operação Carro-Pipa, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, que tem por objetivo a distribuição de água potável às populações rurais existentes no semiárido alagoano, atingidas pela seca e estiagem, sendo o Exército Brasileiro responsável pela execução, organização e fiscalização das ações. A Operação Carro-Pipa distribui água potável de qualidade para 38 municípios do Sertão Alagoano, beneficiando cerca de 150.000 pessoas.
Alinhado com as Diretrizes do Comando da 10ª Bda Inf Mtz, o 59º BI Mtz interage diretamente com a sociedade alagoana, ao incorporar, anualmente, cerca de 280 jovens, entre soldados, alunos, sargentos e oficiais temporários, os quais, após um período mínimo de 1 ano nas fileiras da instituição militar, retornam a suas atividades com um sólido conhecimento cívico e preparados para enfrentar e vencer os desafios que a vida oferece, bem como qualificados para serem inseridos no mercado de trabalho.
No mesmo contexto, o General Ribeiro idealizou e operacionalizou a implantação, no âmbito da 10ª Bda Inf Mtz, o Projeto Desmobilização, o cuja finalidade é auxiliar o militar temporário, no seu último ano de serviço, para o retorno à sociedade, após ser desincorporado das fileiras do Exército Brasileiro. Esse auxílio pode ser realizado de diversas maneiras, como a capacitação técnica-profissional em uma área, ou a flexibilização dos horários, visando facilitar os mecanismos de aprendizado em cursos, contribuindo para a inserção de cidadãos alagoanos no mercado de trabalho.
Por ocasião da Operação de garantia da Votação e Apuração (Op Gva), durante o pleito eleitoral de 2022, tropas integrantes da 10ª Bda Inf Mtz, tendo como Unidade base o 59º BI Mtz, sob o Comando do General Ribeiro, atuaram em parceria com o TRE-AL e os Órgãos de Segurança Pública estaduais, garantindo a segurança e a tranquilidade das eleições em Alagoas.
Compuseram a mesa de honra o desembargador Otávio Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas; o Coronel André Verçosa, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas; Romany Cansanção, procurador do Estado e presidente da Associação dos Ex- Combatentes e Amigos do Museu da 2ª Guerra Mundial; Coronel Adelmo de Souza Carvalho Filho, Comandante de 59º Batalhão de Infantaria Motorizada; o Tenente Coronel F. Soares representando o comandante da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim; o Coronel Alderico Ramos de Oliveira antigo comandante do 59º BI MTz e o Delegado Robervaldo Davino da Polícia Civil de Alagoas.