A população de Coruripe passa a contar, a partir desta segunda (13), com um novo fórum. O prédio, mais amplo e funcional, foi todo projetado seguindo os padrões de acessibilidade. O investimento foi de aproximadamente R$ 8 milhões, provenientes do Fundo Especial de Modernização do Judiciário (Funjuris).
“Estamos entregando à sociedade essa importante obra, que melhora as condições de trabalho para servidores, magistrados, membros do Ministério Público, defensores, advogados, enfim, todos os operadores do Direito. Temos tudo para nos aproximarmos mais da sociedade e prestarmos um melhor serviço”, afirmou o presidente do TJAL, Fernando Tourinho.
O desembargador destacou o apoio da Prefeitura e o esforço de servidores do TJAL para que a entrega da obra se concretizasse. “Foi um desafio. Tivemos apoio do prefeito Marcelo Beltrão, que nos ajudou sobremaneira nessa reta final”.
Para o juiz Filipe Munguba, da 2ª Vara da Coruripe, a reforma superou as expectativas. O magistrado explicou que a construção antiga já não atendia as necessidades da comarca.
“Estávamos com uma estrutura do início dos anos 90. Só tinha uma vara na época, então existia um pequeno prédio com uma casa em anexo. À medida que a cidade foi crescendo, surgiu a segunda vara e foi instalada nessa casa. Então, [a unidade] estava funcionando desde 2014 de forma bastante precária, dentro de uma estrutura residencial”.
O juiz reforçou que o novo fórum vai contribuir com o trabalho dos magistrados e servidores, levando a uma melhor prestação jurisdicional. “O presidente Tourinho foi muito feliz ao priorizar, entre as diversas comarcas, a construção do fórum para atender a necessidade da população local”.
O juiz Nelson Tenório, que preside o Funjuris, também destacou os benefícios da reforma. “É uma casa nova, com uma infraestrutura excelente para advogados, defensores, magistrados e jurisdicionados”.
Familiares do desembargador José Agnaldo durante a inauguração do fórum que o homenageia. Foto: Caio Loureiro
Homenagem
O fórum leva o nome do desembargador José Agnaldo de Souza Araújo. “Para nós, familiares, amigos e pessoas ligadas a ele, é realmente uma homenagem justa e merecida pelo magistrado que ele foi”, disse a juíza Maria Verônica Correia, viúva do desembargador.
José Agnaldo era natural de Coruripe. “Aqui foi onde ele nasceu, onde deu os primeiros passos e iniciou os estudos. Aqui nasceu o sonho que ele tinha em ser magistrado”, contou Maria Verônica.
Como juiz, José Agnaldo atuou em Batalha, Traipu, São Luís do Quitunde, Penedo e Maceió. Foi promovido ao cargo de desembargador em 1979, chegando à Presidência da Corte em 1995.
José Agnaldo é pai do desembargador Fábio Bittencourt, que assume a Presidência do TJAL nesta quarta-feira (15).
“Meu genitor nasceu aqui, se criou aqui e, muito cedo, teve o sonho de ser juiz de Direito. Foi presidente do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral, exerceu todas as funções da magistratura. Fico feliz pelo reconhecimento a ele”, disse Fábio Bittencourt.
Novo prédio comporta as duas varas da Comarca de Coruripe. Foto: Caio Loureiro
Melhorias
Entre as principais mudanças está a construção de um novo prédio para as duas varas da Comarca. “Aumentamos o Tribunal do Júri, varas, cela, salas de reconhecimento e área de serviço”, disse a engenheira Maria Marques.
O estacionamento também passou por ampliação e melhorias. Foram feitas ainda mudanças na recepção para atender melhor a comunidade. “Há rampas e banheiros acessíveis. Novas salas para OAB, Defensoria e Ministério Público. Fizemos um prédio moderno e funcional para atender a todos”, destacou.
O salão do júri, que recebe o nome do juiz João Guilherme da Silva Pitta, ganhou novo mobiliário e layout. Todo o trabalho foi fiscalizado pela Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra), do TJAL.
Presidente Fernando Tourinho foi agraciado com a Comenda Tércio Wanderley, concedida pela Câmara de Vereadores. Foto: Caio Loureiro
Comenda
No evento de inauguração, o presidente do TJAL foi agraciado com a Comenda Tércio Wanderley. Concedida pela Câmara de Vereadores, a honraria reconhece os serviços prestados por Tourinho no município.
“Fico muito feliz, mas friso que é uma homenagem ao Poder Judiciário, que está saindo dos seus gabinetes, está indo ao encontro da sociedade”, reforçou o desembargador.